Saúde preparada para o Verão com Postos de Praia e Plano para o Calor

32 Postos de Saúde de Praia vão funcionar ao longo da costa algarvia entre 29 de Junho e 13 de […]

praia32 Postos de Saúde de Praia vão funcionar ao longo da costa algarvia entre 29 de Junho e 13 de Setembro, ao abrigo de um protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e a Cruz Vermelha Portuguesa.

O objetivo é assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

À semelhança dos anos anteriores, os Postos de Saúde de Praia vão funcionar com o horário de atendimento entre as 10h30 e as 19h30, entre 29 de junho e 30 de agosto, sendo que sete destes postos se manterão em funcionamento até 13 de setembro.

A ARS explica que a acessibilidade, as condições naturais e do ambiente e a análise de indicadores de risco (tipo de atendimentos efetuados, número de evacuações para as unidades de saúde, tratamentos e suturas, picadas e mordeduras), são os critérios para a escolha da localização dos diversos Postos de Saúde de Praia.

posto de saúde de praiaForam parceiros nesta avaliação as Autoridades Marítimas, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a Entidade Regional de Turismo do Algarve e as autarquias.

Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Pequenos acidentes, nomeadamente traumatismos por quedas, escoriações, equimoses, picadas de peixe-aranha, golpes de calor, queimaduras solares e indisposições, resultantes de abusos de exposição ao sol, são algumas das principais ocorrências registadas todos os anos nos postos.

Por outro lado, o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve está a promover, no âmbito da prevenção, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2015, entre 15 de Maio e 30 de Setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo.

Este Plano é «um instrumento estratégico que tem como finalidade a promoção da proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de calor extremo, através de uma eficaz avaliação do risco e do desenvolvimento de respostas apropriadas pelas entidades competentes da saúde em articulação com entidades externas de proteção civil, da segurança social e outras.»

O Plano é dotado de um Sistema de Previsão e Alerta que funciona durante o período em que se encontra ativado (15 de Maio a 30 de Setembro) podendo, no entanto, ser alargado em função das condições meteorológicas verificadas, em qualquer altura do ano, antes ou depois do seu período de ativação.

Neste ano de 2015, a avaliação do risco e consequente emissão de alertas, será realizada, segundo a ARS, «de uma forma ainda mais rigorosa, na medida em que é disponibilizada para a região informação meteorológica mais específica por área geográfica dos serviços de saúde, permitindo uma melhor avaliação do risco».

Mapa Praias PLANO VERÃO 2015-2

PLANO de VERÃO 2015
POSTOS de PRAIA
29 de Junho a 30 de Agosto
Horário: 10h30/19h30

Aljezur
Monte Clérigo
Odeceixe

Albufeira
Praia da Galé
Praia das Belharucas
Praia dos Tomates
Rocha Baixinha Nascente

Castro Marim
Praia da Altura
Praia do Cabeço
Praia Verde

Lagoa
Praia Grande | Ferragudo

Lagos
Porto de Mós
Praia da Luz

Loulé
Vilamoura
Ancão
Quarteira

Faro
Ilha de Faro
Ilha da Culatra
Praia do Farol

Olhão
Ilha da Armona
Ilha da Fuzeta

Portimão
Praia do Alvor
Praia do Vau
Praia da Rocha

Tavira
Praia das Cabanas
Praia do Barril
Ilha de Tavira

Silves
Armação de Pera

Vila do Bispo
Praia da Salema
Praia da Mareta

Vila Real de Santo António
Praia de Santo António
Manta Rota
Monte Gordo

Postos de Praia que se mantêm em funcionamento até 13 de Setembro
Horário: 10h00/18h00

Albufeira
Rocha Baixinha Nascente

Loulé
Praia de Quarteira

Faro
Praia do Farol

Portimão
Praia da Rocha

Tavira
Ilha de Tavira

Silves
Armação de Pera

Vila Real de Santo António
Monte Gordo

Comentários

pub