Meteorologia alerta para tempo quente em especial no Sul

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a «subida gradual de temperatura, em especial da máxima», […]

sábado e domingoO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a «subida gradual de temperatura, em especial da máxima», atingindo os valores mais elevados nos dias 28 e 29, domingo e segunda-feira, respetivamente.

Segundo o IPMA, «no Alentejo e interior Centro a temperatura máxima deverá atingir valores superiores a 40ºC e a temperatura mínima deverá registar valores acima dos 20ºC», nomeadamente durante a noite.

O site Meteofontes salienta, por seu lado, que no Algarve também poderá haver locais a chegar próximo dos 40ºC, principalmente nas zonas mais interiores (Alcoutim, por exemplo).

O litoral estará ligeiramente mais fresco, com máximas a rondar os 32ºC/34ºC, dependendo muito da direção do vento. «Se a brisa soprar de S/SE no litoral Sul, esses locais estarão ligeiramente mais frescos. Nos locais onde o vento de Norte persistir, as temperaturas tenderão a subir rapidamente», acrescenta o Meteofontes.

No Algarve, o domingo será, em princípio, ligeiramente mais “fresco”, mas com as máximas ainda perto dos 35ºC na maior parte dos locais e podendo subir aos 40ºC, em algumas zonas do Alentejo.

No geral, a temperatura máxima nestes dias, de acordo com os dados do IPMA, será superior a 34ºC em todo o território, exceto no litoral Norte, onde deverá variar entre 26 e 30ºC.

A «persistência de valores elevados da temperatura máxima» levou o IPMA a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, o distrito de Beja, colocando também sob aviso amarelo os distritos de Faro, Évora,  Setúbal, Lisboa, Portalegre, Guarda e Castelo Branco.

No dia 30, terça feira, prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima, podendo ser acentuada na quarta-feira.

O IPMA explica que esta subida da temperatura se deve «a um anticiclone que se estende
em crista até ao Golfo da Biscaia, e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e seca».

No arquipélago da Madeira, devido a uma corrente de nordeste associada ao anticiclone, a temperatura máxima deverá registar, já a partir de domingo, dia 28, valores entre 27 e
29ºC, exceto nas zonas montanhosas, onde não deverá ultrapassar os 20ºC.

Comentários

pub