Loulé lança projeto de Turismo Criativo que envolve as forças vivas do concelho

O projeto «Loulé Criativo Turismo» vai ser oficialmente apresentado no dia 11 de Junho, numa sessão que terá lugar às […]

Turismo Criativo5O projeto «Loulé Criativo Turismo» vai ser oficialmente apresentado no dia 11 de Junho, numa sessão que terá lugar às 18 hora, na Sala da Assembleia Municipal louletana, situada no Edifício Engenheiro Duarte Pacheco.

A sessão, aberta a todos os interessados, pretende dar a conhecer a iniciativa, que junta artesãos, empresas e artistas, entre outros, além de promover o debate e troca de ideias em torno da ideia.

Segundo a Câmara de Loulé, esta iniciativa insere-se no projeto mais amplo «Loulé Criativo», cujo objetivo passa por apoiar «a formação, a inovação e a atividade de artesãos e profissionais do setor criativo».

Já o «Loulé Criativo Turismo», apresenta «um programa diversificado de experiências de aprendizagem que dão a experimentar “hands on” a cultura de um lugar, através da arte, do artesanato, da gastronomia, do património».

Estas atividades serão dinamizadas através de uma plataforma que foi criada, a «Rede Loulé Criativo Turismo», composta por vários agentes locais «dispostos a abrir as portas aos visitantes, para lhes dar a oportunidade de descobrir a cultura deste território».

«A autarquia pretende alargar e enriquecer esta rede com novas atividades e empreendedores que incorporem a cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade», acrescentou a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Loulé é o primeiro município português a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network) que agrega e promove a oferta mundial desta nova geração de turismo.

Comentários

pub