Festival Jota no Algarve pode ser edição mais concorrida de sempre

O Festival Jota, que se realiza no Vale das Almas, em Faro, entre 30 de Julho e 2 de Agosto, […]

DSC_0796O Festival Jota, que se realiza no Vale das Almas, em Faro, entre 30 de Julho e 2 de Agosto, foi apresentado aos jornalistas esta manhã, no Hotel Faro. O evento, que vai na sua oitava edição e que se realiza pela primeira vez a Sul do Tejo, vai trazer a Faro mais de mil jovens de todo o país, sendo que, segundo a organização, esta pode ser a edição mais concorrida de sempre.

Segundo o padre António de Freitas, da Pastoral Juvenil do Algarve, além da música, que é o ponto central do festival, o Jota vai ter muitos outros atrativos. «Vai haver workshops, visitas à cidade, desportos náuticos, visitas às salinas, ou observação de aves. Estão reunidas condições para fazer deste festival, através da cultura e do desporto, uma brincadeira, com muita alegria, e uma casa aberta para todos».

O padre Jorge Castela, que é o diretor artístico do evento e que foi o criador do festival, realça que «o Algarve tem características interessantes, o sol, a praia e as potencialidades turísticas, que jovens de outros pontos do país podem experimentar».Cartaz_festival_jota_2015_final

Também por isso, Jorge Castela que é igualmente o vocalista da Banda Jota, que vai atuar no festival, acredita que esta edição pode bater recordes de participação. «Tivemos sempre mais de mil participantes, já ultrapassámos os dois mil, também. Nas outras edições, tivemos sempre vários autocarros com jovens do Algarve, que participaram com muito entusiasmo, e acreditamos que os jovens do Sul vão estar presentes, e nem precisam de ser todos muito católicos».

Devido a estes fatores, Jorge Castela espera «ultrapassar as expetativas de todos os outros festivais».

A nível musical, o diretor artístico diz que a «música cristã é de qualidade, menos comercial, mas tanto serve para rezar, como para nos divertirmos, saltar, pular, etc.».

Entre as bandas do cartaz, Jorge Castela destaca os britânicos «Crossbeam, que já estiveram no festival, e têm um rock muito interessante, a fazer lembrar Coldplay», Nico Montero, «que é o artista espanhol mais conhecido desta vertente musical», ou os italianos The Sun, que o padre considera «a melhor banda do presente e que chegou a abrir concertos para grandes bandas internacionais em Itália e que, depois se converteu, e começou a cantar músicas de Deus».

Uma das bandas que também vai subir ao palco do Jota é algarvia e chama-se Xpression Cross. A banda tem a peculiaridade de não ser de influência católica, mas sim evangélica, algo que mostra como o Jota «é um festival aberto».

Já o bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas diz esperar que «esta edição do Jota seja uma experiência gratificante e que possa promover o encontro entre todos e que proporcione alegria».

«Espero a Igreja diocesana saia mais rejuvenescida e reforçada com a realização deste festival no Algarve», acrescentou.

O Sul Informação é um dos media partners do Festival Jota.

 

O Programa do Festival Jota pode ser consultado aqui.

Comentários

pub