Câmara de Lagoa promove sessões para discutir Orçamento Participativo de 2016

A Câmara Municipal de Lagoa está a promover uma série de seis sessões em todo o concelho, para discutir com […]

orçamento participativo lagoa 1A Câmara Municipal de Lagoa está a promover uma série de seis sessões em todo o concelho, para discutir com a população as propostas para o Orçamento Participativo de 2016.

Esses Encontros de Participação, sempre com início às 20h30, já começaram no passado dia 28 de Maio, em Ferragudo, e vão continuar a 4 de Junho, no Parchal, no Polo da União de Freguesias de Estômbar e Parchal, a 18 de Junho em Estômbar, na sede daquele União de Freguesia, a 25 de Junho na Sala Polivalente do Convento de S. José, em Lagoa, a 2 de Julho na sala de Ginástica do Município junto à sede da União de Freguesias, em Carvoeiro, e, finalmente, a 16 de Julho, em Porches, no Centro Cultural D. Dinis.

O primeiro encontro, em Ferragudo, contou com 20 cidadãos, que discutiram e votaram as oito propostas apresentadas, num debate moderado por técnicos da Câmara Municipal.

As mais votadas foram a extensão da parede de escalada no Centro de Escalada de Lagoa (12 votos), a criação de um parque de estacionamento junto ao bairro do CDH de Ferragudo (10 votos) e a requalificação e ampliação do Parque Radical de Lagoa (10 votos).

orçamento participativo lagoaEm Setembro passado, tinha sido apresentado e discutido o primeiro Orçamento Participativo do concelho de Lagoa, que beneficiou de uma dotação de 300 mil euros, contemplando as nove propostas mais votadas. Segundo a autarquia, estes projetos estão «em fase de adjudicação, devendo ser inaugurados até Outubro».

As nove propostas aprovadas foram o sombreamento do Parque Infantil de Ferragudo e Ginásio/Parque Geriátrico (404 votos), o abastecimento de água Sítio da Canada-Cerro dos Pios (345 votos), a criação de uma parede de escalada no Estádio da Bela Vista ou no recinto da FATACIL (284 votos), um projeto de mobilidade sustentável no Município de Lagoa (254 votos), a criação de uma ciclovia entre Porches e Armação de Pera com ligação Porches-Senhora da Rocha (130 votos).

Foram ainda aprovadas as propostas de pavimentação do troço entre o Pinheiro Redondo e a Casa do Lavrador (104 votos), a criação de um Ginásio de Rua junto ao Polidesportivo de Porches (78 votos), a melhoria da acessibilidade na vila de Estômbar, através da substituição de calçada por alcatrão, e ainda a criação de um Ginásio de Rua em Alporchinhos (27 votos).

Comentários

pub