Alunos brasileiros despedem-se da UAlg e de «experiência fantástica» (com vídeo)

Sete estudantes brasileiros disseram “adeus” à cidade de Faro e à Universidade do Algarveno no dia 22 de junho na […]

Universidade do AlgarveSete estudantes brasileiros disseram “adeus” à cidade de Faro e à Universidade do Algarveno no dia 22 de junho na sessão de encerramento do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Os estudantes estiveram dois anos na capital algarvia e vieram da cidade de Santarém, interior do Estado do Pará.

Durante os últimos dois anos, estes alunos frequentaram o curso de licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg e agora voltam à Universidade Federal do Oeste do Pará para terminar o seu ciclo de estudos no curso de Letras (português-inglês).

Para Samuel Cardoso, um dos alunos PLI, esta experiência foi uma das melhores da sua vida. «Poder estudar a minha área aqui, foi e é uma experiência fantástica. Na minha opinião, todas as expectativas que tinha em relação ao curso e em estudar na Europa, foram superadas e só tenho de agradecer à Universidade».

Samuel acredita que a UAlg é «o melhor lugar para estudar», pois, nas suas palavras, é uma Universidade onde há «bastante “amor” que trespassa a sala de aula ou a burocracia do dia-a-dia».

Já Lucenir Ferreira afirma que volta para o Brasil com a bagagem cheia «não só de roupa mas de conhecimento e amizade, que vai levar para a vida inteira». Estar em Faro, refere, «foi uma honra».

Mostrando concordância com os seus colegas, também Márcia Lima, jornalista experiente da Rede Globo, revela que esta experiência foi «uma oportunidade única, não vislumbrada por nós», salientando que nunca imaginou sair de Santarém do Pará para outro país.

Segundo a Universidade do Algarve, «na opinião dos vários alunos do programa PLI, o conhecimento apreendido, as amizades e a oportunidade de conhecer diversos países da Europa foram aspetos fulcrais, que muito contribuíram para tornarem esta oportunidade numa experiência única».

O Programa de Licenciaturas Internacionais, financiado pelo governo brasileiro, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), tem por objetivo «formar professores brasileiros do ensino básico e médio, selecionando projetos de parceria entre universidades portuguesas e brasileiras».

A nível nacional, a coordenação deste projeto está a cargo do Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas (CRUP), sendo a UAlg uma das dez universidades portuguesas que integram este programa.

Para o próximo ano letivo já foram apresentados 15 projetos, de 13 universidades brasileiras, que envolvem a Universidade do Algarve.

A Universidade do Algarve tem, neste ano letivo, mais de cem estudantes oriundos do Brasil, pois para além de integrar o Programa de Licenciaturas Internacionais, a UAlg também recebe estudantes brasileiros, através de programas de mobilidade e de intercâmbio em todos os graus de ensino e através do Estatuto do Estudante Internacional, para licenciaturas e mestrados integrados.

Os candidatos com nacionalidade brasileira que tenham frequentado o Ensino Médio no Brasil e que ingressem na UAlg através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, podem concorrer com os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em virtude de um protoloco celebrado entre esta Instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sendo que, segundo a Universidade do Algarve, na primeira fase registaram-se 132 candidaturas por parte desses alunos e na segunda 313. A terceira fase de candidaturas estará aberta entre os próximos dias 2 e 17 de julho, ver mais aqui.

Comentários

pub