A filosofia PZniana aterra no Algarve

PZ está de regresso a Faro e apresenta “Mensagens da Nave-Mãe” ao vivo esta sexta-feira, às 22h30 na Sociedade Recreativa […]

pz-03©joão-paduaBR (1)PZ está de regresso a Faro e apresenta “Mensagens da Nave-Mãe” ao vivo esta sexta-feira, às 22h30 na Sociedade Recreativa Artística Farense. Antes, às 21h30, o músico apresenta-se em formato showcase na Fnac do Fórum Algarve e, no dia seguinte, às 17h00, repete o mesmo formato na Fnac do Algarve Shopping, na Guia.

Foi há pouco mais de um ano que PZ subiu ao palco ‘d’ Os Artistas num concerto que hoje recorda como especial: «não estava à espera de estar tanta gente, conheci muitas pessoas interessantes e foi um ambiente muito divertido e com muitos sorrisos na cara». O concerto aconteceu n’ Os Artistas a 19 de Abril do ano passado.

Com um novo álbum na bagagem, PZ promete que não há oportunidade para um concerto igual «até porque se tornaria enfadonho». Para além das “Mensagens da Nave-Mãe”, PZ irá apresentar algumas músicas novas num formato que «se enquadra perfeitamente no espaço».

o ideal é conseguir estender a sensação de conforto ao público

Quanto à roupa escolhida para a ocasião, o pijama é mais uma vez o vencedor e apresenta-se como uma peça de vestuário que personifica o conforto absoluto. Visto como uma ferramenta de trabalho, PZ explica que o pijama reflecte o ambiente em que se encontra quando faz as músicas. Mas também nos concertos, o pijama tem o seu lugar de destaque uma vez que  «com ele vestido ponho-me confortável, isso para mim faz todo o sentido e o ideal é conseguir estender a sensação de conforto ao público».  Capa_Mensagens da Nave-Mae

Para a noite de sexta-feira, PZ convida o público a tirar o pijama de casa e partilha com a RUA FM e com o Sul Informação que ainda não sabe se irá oferecer um desconto de 50% na entrada a quem for de pijama mas «em princípio sim e em breve terei novidades».

Quanto ao “Mensagens da Nave-Mãe”,  lançado a 27 de Abril, sucessor do “Rude Sofisticado”, do “Anticorpos” e ainda das colaborações com dB nos temas “Cara de Chewbacca” ou “Tu és a minha gaja”,  PZ admite que está muito contente com este terceiro álbum e «vendo-o de fora parece-me uma evolução natural do meu trabalho».

Se fizermos uma viagem por alguns dos temas de Paulo Zé Pimenta, os “Croquetes” dão lugar a uma “Trinca na Chamuça”, da “Cara de Chewbacca” passamos para as “Bestas” ou de “Sem Ponta Por Onde Se Pegue” entramos num ao “Colapso Em Banho-maria”. PZ está de volta aos temas mais mundanos, não esquecendo a influência da família, da cidade invicta e de Famalicão. Explica que «alguns temas são um pouco mais introspectivos como o caso do “Colapso Em Banho-maria”, já o tema “Bestas” é uma visão que eu tenho quando acordo com a “Neura” e no fundo acho que este trabalho é uma mistura entre o “Rude Sofisticado” e o “Anticorpos”.»

acho que a ironia é sempre uma boa arma para aligeirar todos os assuntos que nos podem corroer a cabeça

Nas entrelinhas do novo registo encontramos a actualidade, as preocupações comuns mas também a incontornável ironia mergulhada na filosofia a que tão bem habituou com a dose necessária de humor e uma pitada de seriedade. Em PZ, o factor diversão é sentimento de ordem e acrescenta que «gosto que as pessoas se divirtam a ouvir a minha música mas que também se divirtam de uma maneria séria. Divirto-me a desconstruir a seriedade do mundo e acho que a ironia é sempre uma boa arma para aligeirar todos os assuntos que nos podem corroer a cabeça», conclui.

No fundo, PZ é isto. “100% natural, é 100% artificial. É essencial. É uma mistura superficial. É uma mistura meio matinal, é uma postura meio animal. É 10% sentimental”. (Em “100% Natural”)

A entrevista a PZ pode ser ouvida na íntegra este sábado, às 14 horas, na RUA FM.

 

Comentários

pub