Subir de “pasteleira” até ao Castelo de Aljezur é desafio do Encontro de Bicicletas Antigas

Subir de pasteleira desde a várzea até ao Castelo de Aljezur não é fácil. Mas é isso mesmo que vai […]

Encontro bicicletas antigas Aljezur divam 2015Subir de pasteleira desde a várzea até ao Castelo de Aljezur não é fácil. Mas é isso mesmo que vai acontecer amanhã, sábado, 30 de Maio, no Encontro de Bicicletas Antigas.

O Encontro é uma iniciativa da Tertúlia – Associação Sócio-Cultural de Aljezur e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, já que integra a programação do DiVaM, o programa de Dinamização e Valorização dos monumentos do Algarve. Ora, o Castelo de Aljezur é, precisamente, monumento nacional.

A concentração das bicicletas antigas – conhecidas por pasteleiras – está prevista para as 10h30, junto ao castelo. O encontro inclui um passeio de ida e volta até à Praia da Amoreira, com início às 11h00 no largo junto ao castelo, uma merenda na chegada à praia e, no regresso, um piquenique no castelo a partir das 15h00.

Este encontro procura, segundo os organizadores, «criar laços entre as pessoas que gostam de bicicletas antigas e promover uma partilha de conhecimentos e memórias ligadas à utilização deste veículo».

Não sendo uma prova de carácter desportivo, a participação no passeio de ida e volta à Praia da Amoreira carece de inscrição prévia, gratuita mas obrigatória, que deverá ser formalizada junto da organização, preenchendo a ficha de inscrição disponibilizada em www.tertulia-aljezur.blogspot.pt .

Os participantes deverão levar a sua bicicleta (com travões que funcionem) e capacete, podendo comparecer somente ao Encontro, às 10h30, ou então participar em todas ou apenas em parte das atividades programadas.

A confirmação e acreditação das inscrições irá fazer-se entre as 10h00 e as 10h50 no Castelo de Aljezur.

Os menores só poderão participar se acompanhados pelos progenitores ou por outra pessoa que legalmente os tenha a seu cargo.

Comentários

pub