SIC e Zoomarine suspendem «Golfinhos com Estrelas» após pareceres negativos

A SIC e o Zoomarine suspenderam o programa televisivo «Golfinhos com Estrelas», cujas gravações estavam previstas começar esta terça-feira, no […]

ZOOMARINEA SIC e o Zoomarine suspenderam o programa televisivo «Golfinhos com Estrelas», cujas gravações estavam previstas começar esta terça-feira, no seguimentos de pareceres desfavoráveis de entidades que regulam a atividade do parque temático algarvio.

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) não foram sensíveis aos argumentos apresentados «numa exposição minuciosa elaborada pelo Zoomarine, relativamente aos conteúdos do programa televisivo» e “chumbaram” as intenções dos dois promotores deste projeto, que se baseia no formato já testado noutros países «Dolphins with the Stars».

Segundo o parque temático, situado em Albufeira, não está em causa «qualquer precedência legal ou ausência de licenciamento por parte do Zoomarine». «Também as condições de segurança e de Bem-Estar dos animais estão amplamente salvaguardadas, pois esta é a prioridade primeira do Zoomarine no passado, presente e futuro, assegurada por uma equipa de técnicos, dedicada e apaixonada pela sua profissão e pela vida animal», garantiu o Zoomarine, num comunicado.

«Para além da componente de entretenimento, que não tinha uma característica única no programa, destacava-se a forte presença de conteúdos de Investigação, Conservação e Educação, os três principais valores, que norteiam a atividade do Zoomarine em Portugal», resumiu a empresa algarvia.

«É convicção, tanto do Zoomarine como da SIC, que estes conteúdos iriam sensibilizar ainda mais os portugueses para esta magnífica espécie marinha, dar-lhes um pouco mais de conhecimento e ajudar as pessoas a mudarem um pouco mais os seus comportamentos, como forma de ajudar à conservação dos ecossistemas marinhos», acrescentou.

«Caso o programa não houvesse sido desautorizado por estas entidades oficiais, pela primeira vez em horário nobre, um programa de televisão iria transmitir amplos conteúdos de Ciência, Conservação e Educação da Vida marinha e dos golfinhos em particular», defendeu.

Dolphins-with-the-starsA SIC também já havia reagido aos pareceres negativos à realização do programa, mas não fechou totalmente a porta a um eventual avanço do programa. «A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer “desfavorável” e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico», lê-se numa nota libertada pela estação televisiva.

Além das duas entidades estatais, também o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) se insurgiu contra o formato e anunciou que apresentou uma Providência Cautelar «com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa Dolphins with Stars, em português Golfinhos com as Estrelas e até emissão do relatório do parecer da Comissão de Ética e Acompanhamento de Parques Zoológicos».

O programa «Danças com Golfinhos» seria apresentado por Bárbara Guimarães e envolveria 10 convidados, que teriam uma interação direta com os golfinhos. Durante uma semana, os convidados famosos teriam de desempenhar as funções de treinadores e preparar um espectáculo de acrobacias e danças com golfinhos. Diogo Morgado e Luciana Abreu eram duas das estrelas já confirmadas.

Comentários

pub