Obras no Vale do Olival em Armação de Pêra já estão (quase) prontas

A Câmara Municipal de Silves já procedeu à receção provisória da obra de recuperação e valorização ambiental da foz da […]

Vale do OlivalA Câmara Municipal de Silves já procedeu à receção provisória da obra de recuperação e valorização ambiental da foz da ribeira do Vale do Olival, em Armação de Pêra.

A intervenção, promovida em conjunto pelas Câmaras de Silves e de Lagoa, já que a ribeira e o vale marcam a fronteira entre os dois concelhos, contemplou a execução de um caminho pedestre, de um passadiço sobre-elevado em madeira, a plantação de espécies ribeirinhas e a construção de dois açudes.

Trata-se de uma intervenção cujo investimento é de 100 mil euros, sendo 70% do valor financiado a fundo perdido pelo programa PO Algarve 21 – Eixo 2 – Ações de Valorização do Litoral, e os restantes 30% suportados pelas Câmaras de Silves e Lagoa (15% cada).

Esta candidatura incluiu, ainda, o projeto de execução técnica do Parque Urbano Nascente de Armação de Pêra, na margem direita da ribeira de Alcantarilha, perto do ex-campo dos Armacenenses (antigo “Estádio das Gaivotas”).

A autarquia de Silves acrescenta que, no decorrer da obra «foram detetadas novas necessidades, pelo que foi solicitado ao Programa um reforço financeiro, tendo em vista a realização de trabalhos adicionais, como a execução de uma vedação de segurança, o prolongamento do caminho pedestre até à praia e a repavimentação do espaço do antigo minigolfe».

Estas novas intervenções, que se encontram em fase de concurso, rondam os 48.000 euros.

Minimizar o impacto da erosão na foz da ribeira, bem como o impacto ambiental resultante das descargas de águas pluviais contaminadas e das descargas acidentais que ocorrem da Estação Elevatória de Esgotos são os principais objetivos das obras efetuadas.

Comentários

pub