O barbeiro fotógrafo e poeta mostra-se no Museu de Portimão

A abertura da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia” é o ponto alto dos festejos dos sete anos do Museu de Portimão, […]

antónio marreirosA abertura da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia” é o ponto alto dos festejos dos sete anos do Museu de Portimão, que decorrem este sábado, dia 23, no mesmo dia em que tem lugar a 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e ainda a inauguração da mostra “Mundos Novos”.

Este ano, a Corrida Fotográfica de Portimão assinala 15 anos de existência e promete vários desafios. Das 9h00 às 20h00, os concorrentes passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos temas a fotografar.

Através das suas objetivas, espera-se um renovado e atualizado olhar pelo território do município, suas gentes, atividades, vivências e aspetos do património cultural e natural.

Para as 17h00 deste sábado, está marcada a inauguração da exposição “Barbearia, Poesia, Fotografia”, de António Marreiros, uma mostra que revela o percurso de vida, pessoal e profissional de um portimonense, nascido na freguesia da Mexilhoeira Grande, que durante a procura de um ofício encontrou-se com a poesia e descobriu o gosto pela fotografia.

«António Marreiros foi barbeiro e começou a aprender o seu ofício com o Valentim Dias, que era também um barbeiro fotógrafo, o que é curioso», explicou José Gameiro ao Sul Informação.

António Marreiros acumulou, ao longo das décadas, um «imenso espólio fotográfico, sobretudo sobre a freguesia da Mexilhoeira Grande e todas as zonas rurais do concelho de Portimão».

museu de portimãoA exposição mostrará precisamente algumas imagens desse espólio (que precisaram «de muito trabalho de restauro»), bem como a própria barbearia de António Marreiros, que funcionou durante largos anos na Mexilhoeira Grande e que agora integra, por doação dele próprio, o espólio do Museu.

Depois desta inauguração, segue-se outra, a da exposição «Mundos Novos», de Timo Dillner. O artista alemão, a viver há mais de 17 anos no Algarve, dá a conhecer através da instalação, pintura e escultura, a sua perspetiva sobre viagens a lugares inesperados, novas gentes e outros mitos.

No Museu de Portimão, a programação para os mais novos não é esquecida e, no dia do seu aniversário, das 15h00 às 17h00, as Marias conserveiras vão estar na Oficina Educativa para contarem as suas estórias sobre a fábrica e ensinar os participantes dos ateliês a construir latas de conserva muito especiais.

O programa de aniversário termina às 18h30 com uma degustação de conservas, de várias espécies, promovida pela Docapesca.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu em 2010 o prémio “Museu Conselho da Europa” e no ano seguinte o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.

Atestando o prestígio do museu portimonense, José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, foi nomeado em Março, pelo European Museum Forum (EMF- Fórum Europeu dos Museus), presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e Prémio Museu Conselho da Europa (CoE), dois dos mais relevantes galardões atribuídos aos museus europeus.

Comentários

pub