Mértola recebe Congresso Internacional “Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental”

O Congresso Internacional “Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental” começa hoje e prolonga-se até sexta-feira, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola. […]

platibanda_filipe da palma
Platibanda na arquitetura tradicional – foto de Filipe da Palma

O Congresso Internacional “Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental” começa hoje e prolonga-se até sexta-feira, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola.

A organização deste encontro inscreve-se no projeto “Arquitetura tradicional da vila e do termo de Mértola: património construído e turismo cultural” desenvolvido no Campo Arqueológico de Mértola / Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património, em colaboração com a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Mértola e a Fundação Serrão Martins, com financiamento do InAlentejo.

O programa deste encontro combina duas vertentes distintas. Uma primeira está relacionada com a mesa-redonda “Contributo para a Conservação integrada do núcleo antigo de Mértola”, que reúne um conjunto de investigadores e especialistas na conservação da arquitetura tradicional, com técnicos das diversas instituições, residentes e dinamizadores locais para debater o futuro daquele núcleo, considerando a importância que o património tem adquirido a nível da economia local.

Uma segunda vertente corresponde ao encontro internacional sobre a arquitetura tradicional do Mediterrâneo Ocidental, que contará com cerca de 30 comunicações, envolvendo a participação de mais de 50 palestrantes oriundos de Portugal, Espanha, Marrocos, Tunísia, Itália, Líbia, Alemanha e Brasil, entre oradores convidados e investigadores que submeteram a sua comunicação à Comissão Científica do Congresso.

Com a presente iniciativa, pretende-se aprofundar o debate sobre a arquitetura tradicional numa perspetiva interdisciplinar, circunscrevendo-o à região do Mediterrâneo Ocidental e procurando informá-lo da investigação que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos em torno ao património construído das diversas subunidades regionais.

Serão privilegiados os temas relacionados com a caracterização da arquitetura vernacular (organização do espaço doméstico, integração na paisagem rural e urbana, transformação ao longo da história), bem como, com a reflexão em torno aos modelos a propor tendo em vista a sua conservação integrada.

O conjunto das diferentes comunicações apresentadas estará disponível numa publicação a editar pelo Campo Arqueológico de Mértola e pela editora Argumentum, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da CCDR Algarve, da CCDR do Alentejo e da Fundação para a ciência e a Tecnologia, que estará disponível no primeiro dia do Congresso e que permitirá ao publico em geral conhecer o objeto das investigações que se têm realizado sobre o tema.

Comentários

pub