Mértola inaugura réplica de Casa Islâmica do bairro da Alcáçova do Castelo

Uma réplica de uma casa islâmica (século XII) vai ser inaugurada na quinta-feira, dia 21, às 18h30, no bairro da […]

mértolaUma réplica de uma casa islâmica (século XII) vai ser inaugurada na quinta-feira, dia 21, às 18h30, no bairro da Alcáçova do Castelo, em Mértola. A casa foi construída no âmbito do projeto de requalificação dos núcleos museológicos do Museu de Mértola.

A Câmara Municipal, em colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola, levou a cabo a edificação de uma construção que replica uma casa do bairro islâmico da Alcáçova (a casa 2).

Trata-se de um espaço interpretativo que permitirá ao visitante perceber a volumetria e funcionalidade de cada compartimento através da apresentação de objetos procedentes das intervenções arqueológicas realizadas neste local ao longo de mais de três décadas.

A alcáçova localiza-se numa plataforma artificial no interior das muralhas da antiga cidade de Mértola, sobre as ruínas de um grande edifício paleocristão, onde, no século XII d.C., foi edificado um importante conjunto habitacional.

Este bairro de época almóada, devidamente planeado e estruturado, estava servido por uma rede de esgotos que vertia para o exterior das muralhas ou para fossas individuais abertas nas ruas.

Depois da conquista de Mértola pela Ordem de Santiago, em 1238, todo este local, por se encontrar nas imediações da igreja, foi transformado em cemitério.

Este novo espaço expositivo, que será inaugurado no âmbito do programa do 8º Festival Islâmico de Mértola, acrescenta, segundo a autarquia, «um novo interesse ao percurso patrimonial da vila e constitui uma forma inovadora e pedagógica de dar a conhecer o passado de Mértola».

Comentários

pub