Lagos comemora Dia dos Museus com exposição dedicada a explorador de África

“Memórias de um Explorador – A Expedição Henrique de Carvalho (1884 – 1888)” é o título da mostra que abre […]

mapa da lunda“Memórias de um Explorador – A Expedição Henrique de Carvalho (1884 – 1888)” é o título da mostra que abre na segunda-feira, dia 18 de Maio, no Museu Municipal de Lagos, no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Museus 2015. Neste dia, o Museu pode ser visitado de forma gratuita.

Para as 16h30, está prevista uma apresentação da exposição, pela curadora Manuela Cantinho, bem como uma visita orientada pelo Museu, que estará excecionalmente aberto a uma segunda-feira.

O militar e cientista Major Augusto Henrique Dias de Carvalho (1843-1909), em Maio de 1884, iniciou a partir de Malanje (Angola) uma longa e dura expedição cujo principal objetivo era o de atingir a Mussumba, a capital do mítico Império Lunda, situada na atual República Democrática do Congo.

No decurso dessa viagem, que durou cerca de quatro anos, a expedição constituiu coleções científicas no âmbito da etnografia, fauna e flora, bem como o registo de observações meteorológicas, um álbum fotográfico e a publicação de uma obra em oito volumes. É parte de tudo isto que aqui pode ser conhecido.

Major Augusto Henrique Dias de CarvalhoA exposição, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa e Direção de História e Cultura Militar, estará patente até 26 de Julho e é inaugurada, oficialmente, no dia 23 de Maio, pelas 16h00.

Na segunda-feira, também pode ser visitada gratuitamente a Igreja de Santo António, um dos grandes atrativos do Museu Municipal, cuja simplicidade exterior contrasta com a profusão decorativa do seu interior, em que a talha dourada cobre todas as paredes.

Além dos pormenores que se podem encontrar em algumas das pilastras dessa talha, pode também ficar a conhecer o delicado púlpito, o coro abalaustrado, o magnífico retábulo, os azulejos de albarradas e as telas alusivas a oito milagres do orago da Igreja: Santo António.

“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema escolhido para as comemorações do Dia Internacional de Museus 2015.

“Um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas de todo o mundo, é a adaptação a novas formas de viver e a um desenvolvimento que respeite os limites da natureza. Esta transição para uma sociedade sustentável requer a procura de novos métodos de pensar e agir. Os museus desempenham um papel fundamental nessa transição, promovendo o desenvolvimento sustentável e servindo como verdadeiros laboratórios para as melhores práticas. Os Museus contemporâneos devem tomar uma posição forte neste contexto e fazer ouvir a sua voz”.

remodelação de salas do museuÉ com esta declaração que o ICOM introduz, no seu site oficial, o tema do Dia Internacional de Museus de 2015 – “Museus para uma sociedade sustentável”.

O tema, bastante relevante e atual à semelhança dos anteriores, pretende alavancar, uma vez mais, o papel dos museus na discussão e chamada de atenção para uma utilização mais eficiente dos recursos do planeta, para a cooperação entre diferentes países e regiões do globo e para o respeito necessário pela diversidade da natureza.

 

igreja de santo antónio lagos18 de MAIO | Programa:

♦ Dia Aberto no Museu Municipal Dr. José Formosinho
Horário: 10h – 13h e das 14h – 18h
Entrada gratuita.
Nota: excecionalmente o Museu estará aberto nesta segunda-feira

♦ Abertura da Exposição “Memórias de Um Explorador – A Expedição Henrique de Carvalho (1884 – 1888)”
Local: Museu Municipal
Entrada gratuita.

Comentários

pub