Já provou Manteiga de Alcagoita de Aljezur ou Picles de Salicórnia?

Manteiga de Alcagoita de Aljezur, Picles de Salicórnia ou espetadas de muxama com albricoque e marmelada são apenas algumas das […]

gastronomia dieta mediterrânicaManteiga de Alcagoita de Aljezur, Picles de Salicórnia ou espetadas de muxama com albricoque e marmelada são apenas algumas das iguarias inovadoras que se podem provar hoje, dia 22, a partir das 19h00, no 1º Festival da Gastronomia – Dieta Mediterrânica, a decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

O Festival, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), decorre em simultâneo com a mostra gastronómica Sentidos & Tradições, promovida, todos os anos, pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

A partir das 19h00 e até à 1h00 da manhã, o evento está aberto ao público, com a CCDR Algarve a dinamizar o espaço de Produtos Inovadores e o Espaço Inovação.

No espaço de produtos inovadores, além das iguarias já referidas, pode provar-se também Manteiga de Amêndoa e Alfarroba, Trufas de Figo, Queijos com flores, ervas aromáticas e especiarias, Manteiga de Salicórnia, Sal de Salicórnia, Pão de Salicórnia, Peras Cozidas com especiarias, Paté/Maionaise de batata doce, Mel com pimenta de Caiena, Mel amargo, Tiborna com nêveda e segurelha, Tomilho cabeçudo, Pão de Alfarroba, Águas aromatizadas com variadas ervas, Rolinhos de queijo de figo com gengibre e gelados com sabores algarvios.

No espaço inovação, será necessário pagar apenas 5 euros para provar as iguarias e conversar com os diversos chefs que são responsáveis pela confeção dos pratos.

cartaz1-1Aqui, o cardápio apresenta os projetos Tiborna com ervas da Ria Formosa (IPMA+CCMAR), pelo Chefe Luís Costa, Cozinhar com Ovelha Churra, pelo Chefe Augusto Lima, o Projeto Cataplana Algarvia, promovido pela Tertúlia Algarvia, o Projeto Slow Med, da Equipa SlowMed, ou ainda Cozinhar em pedra de sal, iniciativa da Companhia de Pescarias do Algarve, como o Chefe Jorge Rodrigues, a Docapesca, a promover a cavala, o polvo e o carapau, com receitas do Chefe Adérito Almeida, e finalmente a Doçaria Algarvia, a cargo da Chefe Paula Mártires. Muito para aprender, observar e, sobretudo, provar.

Mas as possibilidades de degustar pratos inovadores feitos com produtos algarvios não se fica por aqui. No espaço Sentido & Tradições, os visitantes poderão provar os petiscos preparados pelos alunos da Escola de Hotelaria, sendo que aqui os custos serão de acordo com o prato escolhido.

Neste caso, as propostas estão divididas entre Barlavento e Sotavento e, aí, entre Sabores Serranos e Sabores da Maresia. Pratos com nomes tão misteriosos como «O Barrocal veio à Praia» (galinha com amêijoas), ou propostas tradicionais como Assadura de Monchique, Lulas Recheadas à Portimonense, Feijoada de Barriga de Atum, podem ser degustados esta noite, entre as 19h00 e a 1h00 da manhã, no espaço dos Claustros da EHTA.

Mas como os portugueses gostam de juntar a música à boa comida, a animação será assegurada por acordeonistas e pelo grupo “Cante Andarilho”, ambos de cariz tradicional.

De modo a que os pais possam petiscar à vontade, até existe um espaço para os seus filhos brincarem, acompanhados por alunos da Escola de Hotelaria.

A entrada custa 1 euro e reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Faro.

Veja aqui os vários espaços disponíveis no Sentidos & Tradições.

Veja aqui as propostas gastronómicas dos alunos da EHTA.

Comentários

pub