Igreja das Ondas de Tavira reabre após obras de restauro

A igreja tem como patrono oficial São Pedro Gonçalves Telmo, que até não é dos santos mais conhecidos, mas toda […]

igreja das ondasA igreja tem como patrono oficial São Pedro Gonçalves Telmo, que até não é dos santos mais conhecidos, mas toda a gente a conhece, em Tavira, como Igreja de Nossa Senhora das Ondas. Na sexta-feira, 29 de Maio, ao final da tarde, as obras de conservação e restauro a que foi sujeita ao longo dos últimos três anos vão ser inauguradas, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador.

A intervenção custou, segundo revela a Câmara de Tavira, 354.638,6o euros. Os trabalhos executados foram ao nível da cobertura e tetos, revestimento de paredes interiores e exteriores, guarnecimento de vãos, cantarias, património integrado e instalações elétricas.

A par desta intervenção neste templo que está classificado como Monumento de Interesse Público, houve necessidade de interceder no coro alto, arco da capela-mor e na estrutura que suportava o teto da nave da igreja, pelo montante de 72.996,35 euros.

«A zona intervencionada apresentava um elevado estado de degradação, pelo que foi necessário efetuar uma análise atenta das alterações e causas da deterioração», acrescenta a autarquia. A obra visou uma «solução de caráter curativo/preventivo, assim como uma melhoria estética».

A concretização desta empreitada reforça «a aposta do Município na valorização do património religioso, de modo a tornar a cidade mais aprazível para os seus habitantes e todos aqueles que nos visitam», acrescenta a autarquia.

No seguimento das celebrações desta data, em sessão solene, a Câmara de Tavira homenageia também quatro marítimos como forma de reconhecimento e valorização pela sua dedicação ao mar: Francisco do Carmo Marcelino, José Daniel de Sousa Cabrita (Tavira), João da Cruz Sebinho Romeira (Santa Luzia) e José João da Conceição Romão (Cabanas).

Comentários

pub