GNR apanha ladrão de colmeias nos concelhos de Silves e Albufeira

Colmeias, ninhos de abelhas, 320 quilos de mel, e muito outro equipamento e maquinaria para a apicultura foram apreendidas pelo […]

GNR Silves Apreende ColmeiasColmeias, ninhos de abelhas, 320 quilos de mel, e muito outro equipamento e maquinaria para a apicultura foram apreendidas pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Silves, na tarde de sexta-feira, numa casa em Fonte Louzeiros, naquele concelho.

Todo esse material e equipamento tinha sido alegadamente furtado pelo suspeito, um jovem de 24 anos, que, segundo a GNR, já estava «indiciado pela prática de ilícitos criminais, nomeadamente furtos». As autoridades acreditam mesmo que a atividade criminosa do homem «se estendia a outros concelhos da região, nomeadamente Albufeira e Loulé».

A operação da GNR, que passou por busca domiciliária numa quinta em Fonte Louzeiros, resultou de uma queixa formalizada no passado dia 20 de Maio, por um apicultor de Silves, que denunciou o furto de «uma considerável quantidade de colmeias instaladas na freguesia de Algoz».

Desta forma, nas buscas realizadas a um armazém contíguo à residência e a um outro anexo existente na propriedade em Fonte Louzeiros, foram apreendidas 171 meias alças, cinco caixas, seis ninhos, 10 ninhos lusitanos, dois núcleos, uma colmeia lusitana, 28 tampas, duas dezenas de pranchetas, uma centena de quadros, um bidão com 320 quilos de mel, um alambique, uma centrifugadora, uma caldeira para derreter cera e um bidão com cera, um martelo elétrico, duas máquinas de pressão, três motosserras e ainda várias peças de cobre.

A GNR acrescenta que, até à data, cinco vítimas de furto de colmeias já reconheceram bens apreendidos como sendo sua propriedade. As autoridades continuam as suas diligências para chegar aos proprietários de outros objetos furtados, nomeadamente do material apreendido não relacionado com a atividade apícola.

O Comando Territorial de Faro da GNR salienta que «tem intensificado as ações de patrulhamento no intuito de prevenir a ocorrência de crimes de furto de colmeias, sendo este o resultado mais visível desse esforço implementado».

Comentários

pub