FOTOGALERIA: Porti Alegria enche a Alameda de música e animação

Domingos Silva, de 93 anos, sócio nº14 do Portimonense Sporting Clube, fez questão de ir esta manhã até à Alameda […]

Domingos Silva, de 93 anos, sócio nº14 do Portimonense Sporting Clube, fez questão de ir esta manhã até à Alameda da Praça da República, em Portimão, para ver e cumprimentar o grupo de jogadores do seu clube do coração que participaram nas atividades do Porti Alegria.

O mega evento de animação, voltado em especial para as crianças e as famílias, continua esta tarde, até às 19h00. Pelo palco montado frente à Igreja do Colégio, vão ainda passar a Orquestra e Coral Vida & Música, vinda de Sevilha, a Zumba do Ginásio Amarílis,  e a ginga da Capoeira Revolução. Há também uma demonstração de combate a fogo, feita pelos Bombeiros Voluntários de Portimão.

De manhã, os fãs deliraram com a música do jovem acordeonista Francisco Monteiro, um portimonense que foi finalista do programa televisivo Got Talent. E porque o evento Porti Alegria se destina às famílias, entre o público estava o avô do Francisco, que foi a pessoa que lhe ofereceu o seu primeiro acordeão, quando ele tinha 10 anos.

Depois, chegaram os cabos Valério e Soares, da Unidade Cinotécnica da GNR, com os seus cães especialmente treinados para missões específicas, o «Átila», da raça pastor belga malinois, e o «Ice», um retriever do labrador preto. Perante um público numeroso e muito interessado, os binómios homem+cão mostraram a utilidade destes inteligentes animais para missões como a segurança de um perímetro ou a busca de estupefacientes e outras substâncias.

Durante a manhã, nas barraquinhas montadas à volta da praça da Alameda, e agora à tarde, são muitas as atividades a decorrer. Pinturas faciais, rastreios de saúde feitas pela Cruz Vermelha Portuguesa, fotografias de retrato, maquilhagem com a Forma & Animus, desenhos e pinturas com Aldamir e Aurora, são alguns exemplos.

Alguns idosos, sobretudo senhoras, do lar que fica ali ao pé da Alameda, foram os primeiros a estar sob os cuidados da cabeleireira e das esteticistas. Depois de arranjados os cabelos e feita a maquilhagem, foi a vez de tirar o retrato, no estúdio improvisado do fotógrafo Vítor Tempera.

 

Pouco depois, três destes habitantes mais idosos de Portimão – o Sr. António João, a D. Maria Julieta e a D. Hortênsia – subiram ao palco para receber, das mãos da presidente da Câmara Isilda Gomes, do presidente da Junta de Freguesia Álvaro Bila e do pastor da Igreja Baptista César Corsete a sua fotografia devidamente emoldurada.

Com o sol a aquecer, foi a vez de parte da equipa do Portimonense se apresentar: o capitão Ricardo Pessoa e ainda Ivo Nicolau, Carlos Pires, Ricardo Ferreira e Zambujo. O capitão garantiu, para os quatro jogos que faltam até ao final da época, o «maior empenhamento» do plantel.

Carla Almeida, a apresentadora de serviço, convidou todos a ir amanhã, às 16h00, assistir ao jogo entre Portimonense-Atlético, da 44ª jornada da II Liga de futebol, no Estádio Municipal de Portimão. É que, além de uma boa partida de futebol, este jogo será ainda palco da iniciativa «À Bola para Ajudar», que resulta na recolha de várias toneladas de alimentos e outros bens que são distribuídos por instituições de apoio social locais.

Depois foi a vez de fazer uma surpresa aos jogadores do Portimonense, chamando a equipa feminina de voleibol da Escola Secundária Poeta António Aleixo, para com eles disputar uma mini partida dessa modalidade, mas com um truque – é que os futebolistas tinham os olhos tapados com  uma venda. Obviamente que a vitória sorriu às quatro jogadoras – Laura, Vanessa, Madalena e Ari. Mas os rapazes do Portimonense não levaram a mal…

Sendo uma organização da Igreja Baptista de Portimão, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, o objetivo é «criar em Portimão a cultura do “Dia da Família”, promovendo atividades e serviços que beneficiem e promovam relações familiares, através de todas as realizações praticadas neste evento». Até às 19h00, ainda há lá muito para fazer e para ver.

Comentários

pub