FOTOGALERIA: Cortejo Histórico abre Festival dos Descobrimentos em Lagos

O Festival dos Descobrimentos abriu esta quinta-feira com o Cortejo Histórico que desfilou pela principal Avenida de Lagos, sob um […]

O Festival dos Descobrimentos abriu esta quinta-feira com o Cortejo Histórico que desfilou pela principal Avenida de Lagos, sob um sol inclemente e acompanhado por largas centenas de pessoas, na sua maioria turistas estrangeiros, de máquina fotográfica, telemóvel ou tablet em punho, para registar o momento.

O cortejo contou com perto de 1500 figurantes, dos quais 1387 são alunos das escolas públicas (1131) e privadas (246) do concelho, acompanhados de professores, pessoal não docente, e outros voluntários, nomeadamente os ligados às associações e coletividades.

O Cortejo Histórico era encabeçado por El-Rei D. João I e os seus filhos. Seguiam-se as classes sociais da época (Clero, Nobreza, Burguesia e Povo). Na cauda do desfile, seguiam os leprosos e mendigos, gente sem direitos e marginalizada, interpretados por alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas. O Cortejo partiu do Mercado do Levante, com destino à Praça do Infante, o palco privilegiado da Feira dos Descobrimentos.

No fim do Cortejo, enquanto de um lado decorria mais um momento da recriação histórica, o palco frente à Igreja de Santa Maria foi ocupado por ativistas contra a realimentação de areia da praia de D. Ana, liderados pelo artista plástico Fernando Grade e integrando surfistas e outros cidadãos.

Um momento em que a realidade do século XXI irrompeu na viagem histórica ao século XV e que foi dispersado pela PSP, que obrigou os ativistas a abandonar o palco.

 

Entretanto, a Feira dos Descobrimentos prossegue até domingo. Na Feira, além de expositores locais, entre escolas, associações de pais, IPPS e associações do concelho a vender os seus produtos para angariar fundos, há ainda os habituais feirantes, que vêm de fora.

A animação é uma constante na Feira dos Descobrimentos, com música, danças, teatro de fantoches, recriações de momentos históricos.

Esta noite, dia 1 de Maio, haverá um espetáculo de música e dança africanas, por um grupo que, antes, vai dar uma oficina de dança africana, para quem quiser aprender um pouco mais e divertir-se. Não é necessária inscrição.

Amanhã, sábado, dia 2, às 18h00, haverá um outro cortejo histórico, mas mais curto, organizado pelo Teatro Experimental de Lagos, que se chama «Corte Real Infantil», por envolver sobretudo crianças.

A Feira funciona das 15h00 às 23h00, exceto no último dia, domingo, em que encerra às 22h00.

 

As fotos são da autoria de Elisabete Rodrigues/Sul Informação e ainda cortesia da página de Facebook Cidadania de Lagos (imagens da manifestação contra a destruição da praia de D. Ana)

Conheça toda a programação do Festival em www.cm-lagos.pt

Comentários

pub