Festival de Caminhadas regressa a Alcoutim com mais ambição

Os passeios a pé e o contacto com a natureza voltam a estar em destaque, na segunda edição do Festival […]

AlcoutimOs passeios a pé e o contacto com a natureza voltam a estar em destaque, na segunda edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim, que vai decorrer de 8 a 10 de Maio.

Depois de um primeiro ano de «grande sucesso», a Câmara de Alcoutim decidiu prolongar o evento por mais um dia, procurando melhorar a oferta «em termos quantitativos, mas, também, ao nível dos troços».

«No ano passado, ficámos agradavelmente surpreendidos com a recetividade do público. No seguimento da análise que fizemos ao evento, depois deste acabar, decidimos prolongá-lo em mais um dia», revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves.

O principal objetivo do evento é «dar movimento à economia local», ao mesmo tempo que se promove o potencial do concelho para o Turismo de Natureza. E, apesar de este ser, ainda, um evento recente, na primeira edição, que teve lugar no ano passado, já deu para perceber o efeito que o Festival tem na economia. «O aumento de movimento e de dinamismo económico foi notório, em 2014», disse o edil alcoutenejo.

Ao longo de três dias, serão promovidas caminhadas temáticas, observação e interpretação da natureza, observação de aves, observação astronómica, passeios de barco, concertos, sessões de cinema e iniciativas de animação. Nelas, espera-se que participem «centenas de pessoas», muitas delas vindas do estrangeiro, nomeadamente da vizinha Espanha.

E sugestões não faltam,  entre as quais se contam 11 percursos guiados, com diferentes níveis de dificuldade, que levarão os participantes todas as freguesias do concelho de Alcoutim e à margem espanhola do rio Guadiana.

AlcoutimApesar de se esperar que atraia muita gente de fora, o Festival de Caminhadas de 2015 até começa a olhar “para dentro”. Na sexta-feira, primeiro dia de festival, a programação da manhã tem como público-alvo a população escolar do município, com caminhadas ao longo de etapas da Via Algarviana, guiadas pela Associação Almargem, e com jogos e atividades para os mais pequenos.

Durante a tarde, decorrerá «A Rota da Felicidade», percurso motivacional para os funcionários das várias instituições locais, orientado pelo Clube da Amizade.

Durante o fim de semana, dias 9 e 10, estão programados percursos que «tiveram grande sucesso na primeira edição do festival», como o «Manhãs com o pastor» – em que os grupos acompanharão o passeio do pastor com as suas cabras e poderão degustar um pequeno-almoço serrano – ou o percurso «Algarve, com aroma a Alentejo e Espanha», que com um trajeto desde o Pomarão, concelho de Mértola, até Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, e «oferece ao caminhante cenários de três regiões com o rio Guadiana como pano de fundo».

Neste último caso, a caminhada, propriamente dita, é feita totalmente em Espanha, com os participantes a fazer o trajeto entre Alcoutim e o Pomarão de barco, rio Guadiana acima. Esta aposta numa parceria estreita com os vizinhos espanhóis visa «a consolidação das políticas de proximidade» com Espanha, que tem vindo a ser uma bandeira de Osvaldo Gonçalves.

Outra proposta que merece reedição é a caminhada noturna dedicada à astronomia, designada «Olhar o Céu, Gravar na Pedra», que este ano se realizará perto da povoação de Cortes Pereiras e que tratará o tema da arqueoastronomia.

«Do programa do evento, constam também caminhadas relacionadas com os temas do contrabando e da guarda-fiscal, da arquitetura local, das plantas aromáticas, do porco preto, entre outros», revelou a Câmara de Alcoutim. O Programa do II Festival de Caminhadas Alcoutim pode ser descarregado em PDF, clicando aqui.

Festival de Caminhadas de Alcoutim_2A participação nos passeios é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória. Para isso, os interessados deverão contactar o serviço de turismo do Município de Alcoutim, até dia 6 de maio, através do email [email protected] ou dos telefones 281 540 500 e 922 276 728 ou (0034) 622 120 572 (Espanha).

No campo da animação, estão previstas diversas atividades, como a presença da exposição de arte «My Fukushima», no cais de Alcoutim, um concerto pelo “Quarteto Concordis”, no sábado à tarde, projeções de cinema, o 8º Grande Prémio de Atletismo do Centro de Apoio aos Trabalhadores da Câmara Municipal de Alcoutim e a degustação de produtos.

Quem quiser marcar presença, vindo de longe, terá várias possibilidades de alojamento ao seu dispor. Além da Pousada de Alcoutim, «há várias unidades de alojamento local, o parque de Autocaravanas do Pereiro e locais em Alcoutim, onde também se pode acondicionar este tipo de veículos».

Por resolver, «infelizmente», está a questão da estalagem de Alcoutim, mas Osvaldo Gonçalves tem esperança de que, pelo menos para a edição de 2016, haja a possibilidade de contar com esta unidade hoteleira.

O Festival de Caminhadas de Alcoutim é uma organização do Município de Alcoutim, em colaboração com os Ayuntamientos de Sanlúcar de Guadiana e El Granado, das associações Odiana, Almargem, Cumeadas, Alcance, Amigos dos Farelos e Clarines, Amigos do Zambujal, Grito d’ Alegria, Grupo Desportivo de Alcoutim, Clube Desportivo de Vaqueiros, Alfa, Teatro Experimental de Alcoutim, Bombeiros Voluntários de Alcoutim, Clube do Optismo e Centro de Apoio aos Trabalhadores da Câmara Municipal de Alcoutim.Festival de Caminhadas de Alcoutim_1

Comentários

pub