Estado da educação marca discursos no honoris causa de Sampaio da Nóvoa (com fotos)

António Sampaio da Nóvoa recebeu ontem o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Algarve. Nos discursos de António […]

sampaio da novoa honoris causa ualg (33)António Sampaio da Nóvoa recebeu ontem o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Algarve. Nos discursos de António Branco, José Barata Moura, que apadrinhou o novo Doutor da UAlg, e de Sampaio da Nóvoa, o estado do ensino foi a linha orientadora das três intervenções, com críticas de todos eles.

O reitor da UAlg António Branco destacou «o exemplo de autonomia académica que a Universidade do Algarve deu quando, ao longo do longo caminho percorrido até chegarmos aqui, foi aprovando, sucessivamente, em todos os Conselhos Científicos das Faculdades e Escolas e, finalmente, no Senado Académico, a proposta de atribuição do título de doutor honoris causa ao Professor António Nóvoa, inicialmente deliberada, por unanimidade e aclamação».

Branco realçou «o elevado grau de autonomia individual de cada um dos membros da Academia que foi chamado a pronunciar-se» – cerca de 200 membros – um aspeto que o reitor admira numa Universidade: «a sua capacidade de resistir, em determinados momentos históricos, à interferência nas decisões que toma, de critérios alheios à sua natureza e ao seu papel».sampaio da novoa honoris causa ualg (35)

António Sampaio da Nóvoa anunciou recentemente a sua candidatura a Presidente da República, mas o reitor da UAlg lembrou que o processo de decisão sobre a atribuição do doutoramento honoris causa decorreu entre «julho de 2014 e o dia 18 de março de 2015».

A falta de recursos financeiros das Universidades foi uma das críticas feitas por António Branco, que afirmou que a nomeação de Sampaio da Nóvoa é «um modo limpo e agudo de reforçar, perante a sociedade, o papel que, apesar da extrema escassez de meios a que temos vindo a ser sujeitos e das orientações que permanentemente nos pretendem afastar do que é essencial, não desistimos de querer desempenhar, porque não desistimos de nós, porque nunca desistiremos da Educação».

(Leia o discurso completo do Reitor da Universidade do Algarve aqui)

Já José Barata Moura, no discurso de elogio a Sampaio da Nóvoa, lembrou o trabalho académico do novo doutor honoris causa, de forma bem humorada e que provocou sorrisos na audiência. O “padrinho” citou vários textos de Sampaio da Nóvoa, sobre a sua visão do que deve ser a sociedade e a educação, e criticou o facto de que «o nosso mundo da Educação e do Ensino está repleto de tabuletas e de cartazes que, indicando para onde se deve olhar, nos barram entretanto a visão».sampaio da novoa honoris causa ualg (28)

(O discurso completo de José Barata Moura aqui)

Por sua vez, Sampaio da Nóvoa considerou que o dia de ontem foi um dos «mais importantes» da sua vida académica e elogiou António Branco, em quem reconhece «o “melhor” que existe na Universidade».

Criticou ainda «o apelo a uma competição permanente, a rankings tantas vezes perversos, a uma vida académica dominada por métricas absurdas de avaliação de professores e dos investigadores».

Sampaio da Nóvoa defendeu também que «o conhecimento está na base das sociedades do século XXI e dele dependem os processos de inovação».

Por isso, diz o novo Doutor Honoris Causa da UAlg que «precisamos de ligar a universidade à sociedade, porque é nesta ligação que está o futuro de Portugal».

(O discurso completo de Sampaio da Nóvoa disponível aqui).

 

 

 

 

 

 

Comentários

pub