Embarcação «Golfinho» regressa à Ria Formosa e torna-se atração em Cacela velha

A embarcação tradicional de pesca «Golfinho» vai voltar a navegar na Ria Formosa, a partir de 30 de Maio, depois […]

Embarcação Golfinho antes da recuperação
Embarcação Golfinho antes da recuperação

A embarcação tradicional de pesca «Golfinho» vai voltar a navegar na Ria Formosa, a partir de 30 de Maio, depois de ter sido recuperada no âmbito do projeto «Museu Aberto da Ria», que está a ser levado a cabo em Cacela Velha pela ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela.

Esta lancha de madeira com mais de 20 anos e outrora usada na pesca de rede artesanal, oriunda de Monte Gordo, é «representante da última geração destas embarcações», segundo a ADRIP. A embarcação esteve para ser destruída, mas acabou por ser doada à associação, que lançou uma campanha de angariação de fundos, para conseguir os 5 mil euros necessários para a sua recuperação, em estaleiro.

A «Golfinho» deu entrada na oficina em Março de 2013 e, cerca de dois anos depois, está pronta a regressar ao seu “habitat” natural.

A ADRIP aproveitou o anúncio da recuperação da embarcação, feito num nota de imprensa, para realçar «as pessoas maravilhosas que, com a sua generosidade, nos ajudaram e apoiaram das mais diversas formas, contribuindo para que este sonho se tornasse uma realidade e assim ser possível salvaguardar uma peça importante do nosso património marítimo».

Comentários

pub