Documentário de alunos da ETIC_Algarve quer lançar o Bafo de Baco «para o Mundo»

Ao princípio, era apenas uma das ideias de trabalho a realizar durante o módulo de Documentário, apresentadas pelos sete alunos […]

bafoAo princípio, era apenas uma das ideias de trabalho a realizar durante o módulo de Documentário, apresentadas pelos sete alunos do 1º ano do Curso Técnico de Realização da ETIC_Algarve.

Depois de muito trabalho e dedicação de alunos, formadores e responsáveis pelo bar, a ideia evoluiu para um documentário sobre o Bafo de Baco, que terá a sua estreia mundial nesta casa louletana, este sábado, às 23 horas.

O filme «Bafo – De Loulé para o Resto do Mundo», realizado por João Carvalho, o autor da ideia que foi abraçada pelos sete alunos da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação algarvia, sediada em Faro, surge como um elo de ligação da ETIC à comunidade, «algo que faz parte da filosofia desta escola», mas é, acima de tudo, um tributo à história do pop-rock em Portugal, na qual a mítica casa de diversão noturna de Loulé ocupa um lugar de relevo.

Foi aqui que se lançaram muitas bandas algarvias, ao longo dos últimos 20 anos, e por onde passaram nomes bem conhecidos do panorama musical nacional e internacional. Duas décadas de história que já tinham sido imortalizadas em livro e que inspiram o filme que hoje será lançado.

Apesar da juventude do Documentário e dos seus atores, o percurso que se inicia este sábado já tem mais etapas definidas, entre as quais a garantia de que irá ser exibido num canal televisivo nacional. «Falámos com o Pedro Boucherie e ele quer exibir o documentário na SIC Radical. Ainda não há uma data definida, mas já está garantido», revelou ao Sul Informação o diretor da ETIC_Algarve.

Horácio Costa (Major): “Este documentário é um sinal de que, afinal, há pessoas que sentem e gostam do trabalho que nós temos vindo a fazer”

Este processo foi de aprendizagem para os alunos, mas não só. «Eu não sou de cá do Algarve, e não conhecia bem o Bafo de Baco. Através deste documentário, apercebi-me da importância que tem no panorama do pop rock nacional e é um orgulho para a ETIC contribuir para a sua divulgação», acrescentou Nuno Ribeiro.

Já João Carvalho, o realizador do filme, conhecia bem o espaço. «O João é músico, já lá tinha tocado e conhecia bem o espaço. A partir do momento em que a sua ideia foi a escolhida, foi designado o realizador e os demais colegas assumiram outras funções. O projeto desenvolveu-se de forma muito interessante», culminando no filme que hoje vai ser dado a conhecer ao Mundo, recordou Nuno Ribeiro.

«Este é um relacionamento de quase 20 anos. Eu sou de Lisboa, fui músico nos anos 90 e dei vários concertos no Bafo de Baco, em 96 e 97. E este é um bar que continua a dar cartas. Daí a paixão», revelou João Carvalho, numa entrevista concedida ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM, no âmbito do programa Impressões.

«Poder tirar este curso permite-me aliar duas grandes paixões: a música e o cinema», acrescentou.

Bafo de BacoNas palavras do realizador, «olhámos para trás, para duas décadas de história de um dos bares mais emblemáticos do panorama pop rock português, protagonizadas por centenas de bandas de norte a sul do país e de além fronteiras. Conhecemos as pessoas, as histórias e a cidade que o viu nascer, os protagonistas e as músicas que compõem esta banda sonora à Portuguesa. Vinte e dois anos passaram desta história por isso apenas basta dizer, venham mais vinte».

Já o proprietário do Bafo de Baco Horácio Costa, mais conhecido por «Major», admite que a escolha do seu bar, para ser a estrela do documentário, é algo que lhe «diz muito».

«Este documentário é um sinal de que, afinal, há pessoas que sentem e gostam do trabalho que nós temos vindo a fazer. Felizmente, nos últimos tempos temos tido a sorte de ser reconhecidos, o que durante muito tempo foi complicado», disse.

«Este projeto da ETIC foi a cereja no topo do bolo. Não era de maneira nenhuma calculável, pela nossa parte, ter a sorte de aparecer alguém, do nada, para fazer um documentário sobre nós, sem qualquer custos para o bar», resumiu.

E não foi só o Bafo a ter esta “sorte”. Os alunos do 2º ano do mesmo curso estão a finalizar um documentário «sobre a ação social do Motoclube de Faro», outro trabalho de ligação à sociedade que Nuno Ribeiro destaca. «Ambas as entidades são referências a nível nacional. Isto é algo que nunca tinha sido feito, o que, para a ETIC_Algarve, é um motivo de grande orgulho», concluiu Nuno Ribeiro.

 

Oiça aqui a entrevista de João Carvalho e Horácio Costa, o «Major», ao programa “Impressões”

 

Comentários

pub