Dia do Pescador em Quarteira vai ter música, gastronomia e a tradicional lavada

A cidade de Quarteira vai celebrar o Dia do Pescador – que se comemora no domingo – durante três dias […]

dia do pescador_8A cidade de Quarteira vai celebrar o Dia do Pescador – que se comemora no domingo – durante três dias com música, gastronomia e, com o ponto alto das comemorações, no sábado: a tradicional lavada.

As festividades arrancam na sexta-feira, dia 29, com a animação musical na Praça do Mar, a partir das 18h00, com a atuação de Nestor e Nuno que estarão no local durante os três dias do programa. Às 21h30, sobe ao palco o projeto Domingos & Amigos, liderado por Domingos Caetano dos Íris.

No sábado, dia 30, a partir das 18h00, na Praia de Quarteira, tem lugar a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa.

Segundo a Câmara Municipal de Loulé, «neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano».Lavada em Quarteira

À lavada, segue-se uma Noite de Fados, a partir das 21h30, com os fadistas Teresa Viola e Pedro Viola.No encerramento das celebrações, no domingo, 31 de maio, às 21h30, Augusto Canário e Amigos vão animar a Praça do Mar.

A gastronomia é outra das vertentes da festa e, durante três dias, os visitantes poderão saborear algumas iguarias confecionadas pelas famílias de pescadores de Quarteira nos “Petiscos do Pescador”.

As comemorações do Dia do Pescador constituem, segundo a autarquia louletana, «uma das datas mais importantes na vida da cidade de Quarteira já que aqui existe uma das mais principais comunidades piscatórias do país. Além disso, o mar (e a rica gastronomia a ele ligada) constitui um dos principais atrativos turísticos desta cidade que foi ao longo de muitos anos uma típica vila piscatória do litoral algarvio».

As comemorações do Dia do Pescador em Quarteira resultam de uma parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

Comentários

pub