Crianças e jovens de Portimão com muitas opções para ocupar tempos livres nas férias

A Câmara Municipal de Portimão vai promover várias atividades para as crianças e jovens da cidade ocuparem o seu tempo […]

Férias de Verão DRA Câmara Municipal de Portimão vai promover várias atividades para as crianças e jovens da cidade ocuparem o seu tempo livre durante as férias de verão.

As atividades desenvolvem-se no Museu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, na Quinta Pedagógica, e no
que diz respeito às Férias Desportivas, em vários equipamentos escolares, na Área Desportiva da Praia da Rocha e nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande.

No Museu de Portimão a Oficina Educativa propõe um programa de atividades intitulado“As Profissões do Arade”, que decorrerá com a formação de cinco grupos, de 15 de junho a 17 de julho, entre as 9h30 e as 12h00, e as 14h30 e as 17h00. A iniciativa dirigida a crianças dos 7 aos 12 anos, «pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo».

A inscrição é semanal tem o custo de 20 euros pagos em materiais que constam numa lista entregue no ato da inscrição. Mais informações podem ser solicitadas através dos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; [email protected].

Na Quinta Pedagógica de Portimão, o programa “Aventuras na Quinta”, oferece um conjunto de iniciativas dirigidas às crianças dos 6 aos 10 anos, que entre 15 de junho e 14 de agosto, «vai privilegiar o contacto direto com a natureza, estimulará a vontade de experimentar e o desejo de aprender». Neste espaço rural, em plena cidade, é possível praticar-se vários ofícios tradicionais simultaneamente com a educação alimentar e ambiental.

Os participantes poderão frequentar o turno da manhã, das 9h30 às 12h30, ou da parte da tarde, das 14h00 às 17h00, custando as inscrições 12 euros por turno, ou 20 euros o dia completo. Os interessados podem solicitar mais informações através do telefone 282 480 730 ou e-mail [email protected].

Ferias portimãoPor sua vez, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover, durante as chamadas férias grandes, o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 27 de julho e 28 de agosto possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil. Em cada semana, os participantes são convidados a contar e escrever histórias, a construir fantoches, a pintar cenários e a criar mundos imaginários tendo por inspiração o mundo criado por cinco escritores de literatura infantil, numa ação a ter lugar entre as 10h00 e as 12h30.

As inscrições serão feitas presencialmente nas instalações da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, devendo cada encarregado de educação preencher um formulário próprio, onde selecionará a semana ou semanas preferenciais, no máximo de duas por criança.

Este projeto culminará no dia 29 de agosto com a iniciativa Especial Noite na Biblioteca, onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras no âmbito das cinco histórias, sendo que os seus pais e encarregados de educação poderão ver os trabalhos realizados durante as cinco semanas em que a iniciativa decorreu.

No ato da inscrição será fornecida uma lista de materiais que os participantes deverão trazer.Informações complementares podem ser solicitadas pelo telefone 282 480 470 ou através do email [email protected].

Por fim, a 25ª edição das Férias Desportivas apresenta algumas novidades na sua programação, entre elas, passeios náuticos. O projeto inspirado no lema “Toca a Mexer” é direcionado para jovens dos 6 aos 16 anos, divide-se em três turnos, que funcionarão entre 15 de junho e 31 de julho, e tem como objetivo proporcionar a ocupação saudável das férias de verão através de várias atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Para mais informações, os interessados podem desde já contactar o telefone 282 470 813 ou escrever para o email [email protected].

Comentários

pub