Cinco vinhos do Algarve medalhados no concurso Vinhos de Portugal de 2015

Cinco vinhos do Algarve foram distinguidos com medalhas no Concurso Vinhos de Portugal 2015, da ViniPortugal, cujos vencedores foram anunciados […]

Vinhos do Algarve Premiados 2015Cinco vinhos do Algarve foram distinguidos com medalhas no Concurso Vinhos de Portugal 2015, da ViniPortugal, cujos vencedores foram anunciados na passada sexta-feira, em Viseu.

O Paxá Special Tinto 2009, da Paxá Wines, e o Al-Ria Tinto 2014, da Casa Santos Lima, receberam a medalha de Ouro. Já o Paxá Reserva Tinto 2009, o Alvor Colheita Selecionada Tinto 2013, da Quinta do Morgado da Torre e o Vida Nova Branco 2014, da Adega do Cantor, foram distinguidos com a Prata, revelou a Comissão Vitivinícola do Algarve.

Ao todo, foram atribuídas 303 medalhas, nas categorias Grande Ouro, Ouro e Prata, escolhidos entre os 1156 vinhos apresentados a concurso. A estes 303 vinhos, foram dados 22 Grandes Ouro, 46 Ouro e 239 Prata.

Nas regras do concurso é contemplada, ainda, a categoria Bronze, mas «pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze». «Dos vinhos avaliados, 60 por cento obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha, embora o Regulamento limite a 25 por cento as medalhas a atribuir», revelou a organização do concurso de vinhos, ou seja, houve alguns vinhos de grande qualidade a ficar de fora.

O júri do concurso, composto por 22 especialistas internacionais, provenientes de oito países diferentes, considerou o vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 o melhor a concurso. Também se destacaram o vinho Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda, como Melhor Vinho Espumante, e o Bacalhôa Moscatel Roxo Superior, como Melhor Vinho Licoroso.

Por regiões, o Douro e o Alentejo foram as grandes vencedoras, com cinco vinhos Grande Ouro cada, seguidos da região do Dão, que teve três vinhos distinguidos com Grande Ouro.

Comentários

pub