Cartaz completo do MED apresentado com música de Selma Uamusse como “aperitivo”

O cartaz oficial do Festival MED 2015 vai ser apresentado no dia 12 de Maio, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano. […]

Selma UamusseO cartaz oficial do Festival MED 2015 vai ser apresentado no dia 12 de Maio, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano.

Além ficarem a conhecer, em primeira-mão, a totalidade dos artistas que marcarão presença nos palcos principais do festival de músicas do mundo louletano, os que se dirigirem ao espaço cultural também terão oportunidade de ouvir a música da moçambicana Selma Uamusse, que abrirá o apetite para a iniciativa que vai decorrer de 25 a 27 de Junho na zona histórica de Loulé.

A Câmara de Loulé tem vindo a aguçar a curiosidade do público com a libertação de vários nomes, desde fevereiro passado. Assim, já são conhecidos muitos dos artistas que marcarão presença na 12ª edição do evento.

Carminho, Tiago Bettencourt, Raquel Tavares e DJ Marfox (Portugal), Balkan Beat Box (Israel), Nneka (Nigéria), Cumbia All Stars (Perú) e Batida (Portugal/Angola) foram os primeiros nomes a ser anunciados.

NNeka
NNeka

Seguiram-se os sul-coreanos Jambinai, a israelita Ester Rada, o congolês Baloji, o projeto multicultural da Holanda/África do Sul Skip&Die e a guineense Karyna Gomes.

No início de abril, a organização anunciou que 12ª edição do Festival MED vai contar com quatro concertos especiais, em que os artistas irão partilhar o palco com convidados.

Os cabo-verdianos Ferro Gaita convidam o seu conterrâneo Dino de D’Santiago; do Brasil para Loulé, Giana Viscardi vai pisar o palco juntamente com a cabo-verdiana Sara Tavares; o projeto nacional Danças Ocultas e a cantora-violoncelista brasileira Dom La Nena voltam a reunir-se; e os portugueses Tape Junk contarão com a participação da guitarra de Frankie Chavez.

Há poucos dias, ficou-se a saber que a argelina Aziza Brahim e a portuguesa Cati Freitas também vão estar no MED 2015, em Loulé.

logo-med-2015«Serão ainda anunciadas as parcerias que a organização irá ter nesta edição para dinamização dos palcos secundários, nomeadamente Palco Bica e Palco Arco, bem como algumas novidades previstas neste Festival MED», revelou a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Quem quiser ter um gostinho antecipado do MED, pode ver, no dia 12, o espetáculo de Selma Uamusse, cujos bilhetes custam 5 euros.

«Com uma trajetória entre o jazz, o rock, o gospel e a soul, Selma Uamusse nasceu em Maputo, em 1981, e em 1988 veio viver para Portugal onde canta profissionalmente desde 2000. Integra formações de diversos estilos musicais, do afrobeat ao blues. Criou em nome próprio os projetos Selma Uamusse Nu Jazz Ensemble e Tributo a Nina Simone», revelou a Câmara de Loulé.

Para além do seu percurso pessoal tem feito inúmeras colaborações com Rodrigo Leão, Samuel Úria, Luísa Sobral, Ana Moura, Ana Bacalhau, Susana Travassos, Márcia, e fez parte dos Wraygunn.

Entre Maputo e Lisboa, encontra-se a gravar o seu primeiro álbum em nome próprio. «A componente rítmica da música moçambicana é uma das suas referências, utilizando-se de instrumentos como a mbira, e a timbila. A estreia do seu projeto a solo aconteceu em 2014, conquistando então a audiência e a crítica que lhe teceu rasgados elogios», acrescentou a autarquia.

Comentários

pub