Aeródromo Municipal de Lagos fez 50 anos

O Aeródromo Municipal Brigadeiro Costa Franco comemorou 50 anos, no dia 16 de maio, ocasião que mereceu o descerramento de […]

aeródromo visto do arO Aeródromo Municipal Brigadeiro Costa Franco comemorou 50 anos, no dia 16 de maio, ocasião que mereceu o descerramento de uma placa comemorativa e uma homenagem ao Brigadeiro Costa Franco, lacobrigense que teve um papel preponderante na concretização deste projeto.

Na cerimónia estiveram presentes familiares e amigos do homenageado, autarcas e demais entidades locais que aceitaram o convite para participar neste momento.

Para Luís Duarte, presidente do Aeroclube de Lagos, a importância da comemoração destes 50 anos de existência do aeródromo “é confirmada no protagonismo desta terra, embora modesto, na história geral da aeronáutica portuguesa e em particular da região algarvia”.

Referindo que a “evolução das instalações do aeródromo aconteceram ao longo deste meio século” (ainda que com maior incidência nos últimos 30 anos), o presidente aproveitou aquela oportunidade para agradecer “a todos os que estiveram, e estão, ligados à existência e evolução deste aeródromo e à atividade do Aero Clube de Lagos, bem como àqueles que connosco têm colaborado, participando quer nas alegrias, quer nas dificuldades que sempre surgem a quem ousa fazer”.

Descerramento da placa
Descerramento da placa

Hugo Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagos, deu as boas vindas a todos os presentes, começando por relembrar, na sua breve intervenção, que aquele aeródromo “foi pensado, na sua génese, como uma infraestrutura ao serviço do Turismo, numa cidade que assumia a sua vocação para esta importante atividade económica que, como todos sabemos, desde meados dos anos 60 marcou o pulsar da vida económica e social do Algarve”.

O autarca aproveitou para sublinhar o facto deste aeródromo ter sido “um projeto abraçado desde o primeiro momento pelo município”, e que “continua a merecer a atenção da autarquia, quer através dos protocolos celebrados com o Aero Clube de Lagos, quer pela colaboração permanente que a Câmara Municipal mantém com esta associação cujo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 30 anos tem valorizado o funcionamento e as infraestruturas que aqui foram construídas”.

A terminar, Hugo Pereira também deu os parabéns ao Aero Clube de Lagos, que, ao longo das últimas três décadas, e em colaboração com a autarquia, “tem sabido cuidar deste espaço, investindo no reforço das instalações e garantindo a sua manutenção e operacionalidade. Está de parabéns, como estão de parabéns os lacobrigenses, sobretudo os entusiastas das coisas do ar, e em especial os adeptos e praticantes do voo em ultraligeiro motorizado, do parapente, do aeromodelismo e do balonismo – atividades com sede nestas instalações ou que aqui têm o seu apoio”.

Foi depois descerrada a Placa Comemorativa dos 50 Anos do Aeródromo Municipal Brigadeiro Costa Franco, pelo vice presidente da Câmara, presidente do Aeroclube de Lagos, presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, os filhos do Brigadeiro Costa Franco, Ana Luísa Costa Franco e Pedro Costa Franco, e igualmente Maria João Veloso (que em 1965 já havia descerrado a placa de inauguração do Aeródromo).

O programa das comemorações integrou várias atividades que decorreram nas instalações do aeródromo durante os dias 15 e 16 de maio, das quais se destacaram uma Exposição Fotográfica e Documental, uma Feira Aeronáutica, bem como um desfile de aeronaves de vários tipos, uma exibição acrobática do biplano Pitts do comandante Luís Garção, e a visita de dois antigos aviões militares de instrução DHC “Chipmunk“.

 

família Costa FrancoQuem foi o Brigadeiro Costa Franco

José António de Almeida Costa Franco nasceu em Lagos em 7 de agosto de 1910 e faleceu nesta cidade em 20 de julho de 1986.

Do seu percurso militar, consta a incorporação na Escola Militar em 1930, onde concluiu o curso de Infantaria em 1933, sendo então promovido a Alferes.

No seguimento da frequência do Curso de Aeronáutica para Oficiais, em 1935, transitou para a arma da Aeronáutica do Exército.

Promovido a Tenente em 1937, frequentou, dois anos depois, o curso de Voo por Instrumentos em aviões Junkers, na Alemanha; e em 1941 ascendeu a Capitão.

Em 1945 frequentou, nos Estados Unidos, o curso de instrução de voo em bombardeiros B25-Mitchell.

Foi promovido a Major em 1946 e colocado na Base Aérea das Lajes, nos Açores, onde participou em diversas missões de busca e salvamento no mar, e nos célebres voos de combate à Tosse Convulsa, que em 1948 foi epidémica na Ilha Terceira.

Em 1953 ascendeu a Tenente-Coronel, e em 1956 a Coronel, exercendo o comando da Base Aérea das Lajes entre este ano e 1958.

Ingressou no Instituto de Altos Estudos Militares, ainda em 1958, frequentando o respetivo curso, e em 1960 foi promovido a Brigadeiro, passando à reserva em 1961.

Foi várias vezes louvado pelo Ministro da Guerra e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, que realçaram as suas qualidades de dedicação, lealdade, competência, espírito disciplinado e disciplinador como oficial, chefe de serviços e comandante de unidade, bem como pelo seu contributo para o prestígio das Forças Armadas no país e no estrangeiro.

Por estes motivos foi agraciado com o Grau Prata da Medalha de Comportamento Exemplar, Medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, Grau de Oficial da Ordem de Mehdania, de Marrocos, e com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Aviz.

Presidente da Câmara Municipal de Lagos, entre 1964 e 1972, foi nesse cargo que abraçou o projeto de construção de um aeródromo, percebendo a sua importância para uma cidade que despontava para o Turismo, projeto esse que viria a ser inaugurado no dia 16 de maio de 1965.

 

Comentários

pub