Um Festival de Caminhadas no Ameixial à sombra da Escrita do Sudoeste

Mais de uma dezena de percursos pedestres, um deles dedicado à Escrita do Sudoeste, uma corrida de montanha, vários workshops […]

ameixial_walking festival_1Mais de uma dezena de percursos pedestres, um deles dedicado à Escrita do Sudoeste, uma corrida de montanha, vários workshops técnicos, saídas de interpretação da natureza, e ainda provas gastronómicas, artesanato, conversas, convívio, marcam os três dias do 3º Festival de Caminhadas do Algarve, que vai decorrer no Ameixial (interior de Loulé), de 24 a 26 de Abril.

Esta terceira edição do Festival que costuma triplicar a população da aldeia do Ameixial, na Serra do Caldeirão, tem, como sempre, a sua imagem associada à escrita do Sudoeste, que aliás é usada na imagem gráfica da iniciativa, «como forma de identidade e diferenciação».

Para reforçar essa ligação, haverá, no domingo, dia 26 de Abril, às 9h45, a caminhada temática «Escrita do Sudoeste», que terá como guia o arqueólogo Pedro Barros, da Direção Geral do Património Cultural e membro do Projeto Estela.

A caminhada terá cerca de sete quilómetros, feitos ao longo da ribeira do Vascanito, e visita três dos sítios arqueológicos onde apareceram estelas com escrita do Sudoeste.

Dentro desta temática do Património e da Cultura, no Festival haverá ainda um jogo para crianças e famílias, chamado «escrita de outros tempos», onde se irá conhecer as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro.

ameixial_walking festival_2A influência patrimonial chega mesmo ao Free Trail Running Ameixial, que irá começar na aldeia do Ameixial e terminar com uma visita ao Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar.

As outras atividades relacionadas com o Património Cultural no âmbito do Festival são percursos de interpretação do Ameixial e Azinhal dos Mouros, a elaboração de pão caseiro em forno de lenha comunitário, a gastronomia local (merendas, lanches e jantares convívio), um workshop técnico de construção de cucharros e dois ainda percursos pedestres guiados por um ameixeilense.

Pedro Barros sublinha que «o Festival de Caminhadas desde sempre assumiu a escrita do Sudoeste como um dos elementos diferenciadores» em relação a outras iniciativas semelhantes.

Mas muito mais haverá para descobrir nos dias 24, 25 e 26 de abril, durante o Festival de Caminhadas do Ameixial – Walking Festival Ameixial, evento inserido na programação oficial de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, promovido pelo Município de Loulé e organizado pela Proactivetur e o Projeto Estela.

Esta iniciativa visa dar a conhecer o interior do Concelho de Loulé e o seu rico património, através da prática de caminhadas, procurando, dessa forma, estimular o crescimento do Turismo e Desporto de Natureza nesta região.

ameixial_walking festival_3O Festival reúne um largo conjunto de parcerias que colaboram voluntariamente, nomeadamente a Direção-Geral do Património Cultural, Projeto Querença, Projeto TASA, Urban Sketchers Algarve, grupo “Corridas à 6ª”, Associação Train Running Algarve, Grupo Desporto Ameixialense, Associação Almargem e Faro MalibuLoja.

Informações e inscrições (gratuitas): [email protected], 924 308 080 ou

 

ameixial_walking festival_4Programa
24 abril
16h00 – Workshop: “Construção de bastões de caminhada” (Ana Silva, Projeto TASA)
16h00 – Workshop: “Construção de cucharros em cortiça” (António Luz, Projeto TASA)
21h30 – Atividade noturna Astronomia (João Marum/Projeto Querença)

25 abril
9h45 – Percurso pedestre/ Walking tour Azinhal dos Mouros (19 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tour Revezes (15 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tour Corte D’Ouro (15 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tour Ameixial (4 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tour Ligação à Via Algarviana (20 km)

26 abril
9h45 – Percurso pedestre / Walking tours Azinhal dos Mouros (19 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tours Revezes (15 km)
9h45 – 09h45. Percurso Pedestre / Walking tours Corte D’Ouro (15 km)
9h45 – Percurso Pedestre / Walking tours Ameixial (4 km)
9h45 – Percurso guiado por um Ameixelense / Walking tour with a local guide
9h45 – Caminhada temática: “Escrita do Sudoeste” (Pedro Barros, DGPC) / “South West Script” walk
9h45 – Caminhada temática: Observação de Aves (Miguel Mendes)

 

Saiba mais sobre a Escrita do Sudoeste e a sua ligação à serra de Loulé:

Comentários

pub