«Satélites» voam mais alto no Dia Mundial da Dança em Loulé

Sofia Dias & Vítor Roriz apresentam amanhã, quarta-feira, 29 de abril, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, o espetáculo “Satélites”, que […]

SatélitesSofia Dias & Vítor Roriz apresentam amanhã, quarta-feira, 29 de abril, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, o espetáculo “Satélites”, que pretende assinalar o Dia Mundial da Dança no concelho de Loulé.

Estreado há poucos dias na Culturgest, em Lisboa, “Satélites” é um espetáculo para quatro intérpretes da dupla Sofia Dias ​& Vítor Roriz.

Neste projeto​, os coreógrafos continuam a sua pesquisa sobre a palavra como matéria dúctil, o corpo oscilante entre sujeito e objeto, a cenografia enquanto elemento móvel, a voz e o canto como aquilo que “extravasa” dos corpos.

A repetição, a transformação e a simultaneidade, são as ferramentas que Sofia & Vítor têm vindo a utilizar na procura de materiais que se destacam pela sua precisão, obsessão e desvio das lógicas de composição e interpretação.

​«Durante o processo de criação de Fora de qualquer presente (2012), sentimos a necessidade de incluir mais um elemento em cena. Um ponto de fuga que quebrasse a regularidade do dueto, uma presença na periferia, que oscilasse entre a observação, pontuais interferências na ação dos outros intérpretes e a ativação funcional da cenografia. Num dado momento do ​espetáculo, referimo-nos a esse intérprete – o Filipe Pereira – ​como o ​”Satélite”. Assim surgiu o título para o projeto de 2015, motivado em parte pelo interesse em persistir na investigação deste tipo de presença», explicam.​

“Satélites” é, assim, «uma imagem para o que é periférico, para o movimento da e na periferia. Um movimento em relação a um centro que nunca se nomeia​ e cujo lugar não se determina​. Porém não interessa mais o centro que a periferia, mas a possibilidade de se influenciarem reciprocamente. Pensámos, então, no movimento da periferia como uma narrativa sobre o centro. Um centro de contornos imprecisos, uma nebulosa a partir da qual a narrativa vai adivinhando e distorcendo formas».

Clément Garcia, Raúl Maia, Sofia Dias e Vítor Roriz são os bailarinos que participam neste espetáculo.

Este espetáculo é falado em inglês e tem legendagem.

Os bilhetes custam 12 euros.

“Satélites” é uma coprodução Culturgest (Lisboa), Materiais Diversos (Lisboa), Théâtre de la Ville (Paris), deSingel internationale kunstcampus (Antuérpia), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Open Latitudes – Latitudes Contemporaines, Vooruit, L’Arsenic, Body/Mind, Teatro delle Moire, Sin Arts Culture, Le Phénix, MIR Festival, Materiais Diversos.

É financiada pelo programa Cultura da Comissão Europeia, Residências Moduldance Art Stations (Poznan), Dance Ireland (Dublin), Duncan Dance Research Centre (Atenas), El Graner (Barcelona) e ainda pelo programa Cultura da Comissão Europeia Residências O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Centro Cultural do Cartaxo, Centro de Criação de Candoso (Guimarães), Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre, Alkantara (Lisboa), Centro Cultural de Belém (Lisboa).

Comentários

pub