Portimão adere ao European Cycling Challenge 2015

O Município de Portimão, através da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), aderiu ao European Cycling Challenge (ECC), a decorrer entre […]

European Cycling ChallengeO Município de Portimão, através da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), aderiu ao European Cycling Challenge (ECC), a decorrer entre os dias 1 e 31 de Maio, integrando a Equipa Algarve.

O objetivo é, segundo a autarquia, «promover as condições naturais de excelência do concelho para a prática desportiva e incrementar um estilo de vida mais saudável».

O European Cycling Challenge é uma prova coletiva e de caráter informal, na qual os cidadãos participam inseridos na equipa que representa o seu município ou região, direcionada para ciclistas urbanos nos seus trajetos diários, com fins não desportivos, como sejam deslocações utilitárias ou de passeio. A equipa que, no final do desafio, contabilizar a maior distância percorrida, será a vencedora.

Esta iniciativa tem como propósito conhecer os hábitos ciclísticos de residentes e visitantes, nomeadamente os trajetos mais percorridos, e reunir informação capaz de influenciar a definição da estratégia de mobilidade local.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada em www.cyclingchallenge.eu/pt, bastando, para tal, inserir os dados pessoais e selecionar a equipa Algarve. Depois só deverá instalar a aplicação (App Cycling365) no smartphone e poderá começar a pedalar e participar.

European Cycling ChallengeMais do que o número, o objetivo é aumentar o uso da bicicleta através de uma política centrada nas pessoas que leve à redução do uso do transporte individual motorizado.

A adesão ao ECC tem aumentado exponencialmente de ano para ano, já que passou de apenas sete cidades em 2012, para 12 no ano seguinte e 32 em 2014.

No mesmo sentido, o crescimento nos ciclistas participantes subiu dos 700 no ano de estreia para 3000 em 2013 e 17 mil em 2014.

A distância total percorrida também acompanhou o crescimento dos outros índices crescendo de 90 mil para 300 mil nos primeiros anos e atingindo no ano passado os 1,5 milhões de quilómetros.

Segundo a organização do European Cycling Challenge, as viagens registadas na edição de 2014 permitiram uma poupança de 180 toneladas de dióxido de carbono.

No mês de maio, Portimão participa no European Cycling Challenge 2015 e conta com a ajuda de residentes e visitantes neste desafio. Esta adesão procura também trazer vantagens para os cidadãos, nomeadamente transporte mais económico, estacionamento “à porta” e gratuito, menos CO2 no ar, menos ruído, mais saúde, mais divertimento e mais desporto.

Comentários

pub