Ocupação hoteleira no Algarve sobe em Março impulsionada por férias da Páscoa

A taxa de ocupação global média/quarto da hotelaria do Algarve, em Março, foi de 46,3%, mais 4,0% que em 2014. […]

monte gordoA taxa de ocupação global média/quarto da hotelaria do Algarve, em Março, foi de 46,3%, mais 4,0% que em 2014. Segundo a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que divulgou os números, «a procura de Março foi influenciada pela proximidade das férias escolares da Páscoa».

De acordo com a AHETA, as maiores subidas verificaram-se entre os turistas portugueses (+2,0pp) e espanhóis (+0,8pp), enquanto as maiores descidas se registaram nos mercados britânico (-0,6pp) e o holandês (-0,4%).

As zonas de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+7,2pp) e Tavira (+4,2pp) apresentaram as maiores subidas. As principais descidas verificaram-se em Portimão/Praia da Rocha (-9,0pp) e em Carvoeiro/Armação de Pera (-4,2pp). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 4,1pp.

A taxa de ocupação/quarto mais elevada (73,4%) foi registada na zona de Monte Gordo/VRSA, enquanto a mais baixa ocorreu em Lagos/Sagres (34,9%).

Por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (-4,4pp) foram os que apresentaram as maiores descidas nas ocupações. Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (+10,9pp) e os hotéis e aparthotéis de 4* (+2,2pp) foram os que mais subiram.

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* registaram a ocupação mais alta (57,3%), enquanto os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* registaram a mais baixa (36,2%).

O volume de negócios aumentou 7,5% relativamente ao mês homólogo de 2014.

A AHETA conclui recordando que estes dados se referem «apenas aos estabelecimentos em funcionamento, não levando em consideração as unidades encerradas neste período».

Comentários

pub