Loulé, o seu castelo, as musas e os bordados de pedra e ferro

«O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serve-nos para criar afeto com estes espaços mágicos». As palavras são de Dália […]

Castelo de Loulé«O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serve-nos para criar afeto com estes espaços mágicos». As palavras são de Dália Paulo, diretora do Museu Municipal de Loulé, em declarações à RUA FM e ao Sul Informação, para explicar que é nesse âmbito que Loulé preparou dois dias de festa, a 17 e 18 de Abril, sexta-feira e sábado.

Assim, no dia 17, às 10h00, vai ter lugar no Museu Municipal a atividade “As 9 Musas – Clio”, por Afonso Dias e Teresa da Silva. É uma atividade direcionada para os alunos do pré-escolar e ensino básico, «à volta da nossa musa Clio, da memória e da criatividade».

Das 10h00 às 11h00, decorrem no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte, os Concertos Interativos.

Também nesta sexta-feira, mas na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, às 18h00, a Algarve Film Comission vai apresentar os documentários sobre Loulé interior, que esta entidade realizou em 2014.

Dália Paulo no Museu de LouléTrata-se do projeto “Documentar Loulé Interior”, através da qual a Algarve Film Commission pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local e gerar uma nova dinâmica em torno das atividades criativas ligadas ao audiovisual.

«Eles vão maravilhar-nos com as imagens que captaram sobre as nossas gentes e o nosso património imaterial», garante Dália Paulo.

No dia 18, das 9h30 às 18h00, «Loulé, através do seu castelo, que é um dos monumentos do Algarve, associou-se ao DiVaM e vai ter o seu castelo aberto com entrada gratuita e várias surpresas, sobretudo para os mais novos, de descoberta e conquista do castelo».

Nesse que é o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, haverá ainda três outras atividades. «Uma delas é dedicada à família: o percurso “Bordados de Pedra e Ferro”, que é uma maravilha porque nos vai permitir olhar para aquele pormenor em Loulé em que nunca tínhamos reparado», explica a diretora do Museu.

«Isto surgiu de um senhor, que fez centenas de fotografias destes pormenores e que teve a generosidade de ir bater à porta do Museu e de dizer: eu quero trabalhar convosco. Nós aceitámos logo e achámos que aquilo não podia ficar apenas connosco, tinha que passar para as pessoas. E assim as famílias vão ter a oportunidade, nesse percurso, de descobrir os bordados de pedra, que são as cantarias, as ferragens, aqueles pormenores tão bonitos que temos na cidade e que às vezes passam despercebidos».

Para esta atividade, que está marcada para as 14h30, é obrigatória inscrição. Os participantes poderão descarregar a ficha de participação no site da Autarquia ou fazer a inscrição no Museu. Serão atribuídas lembranças no Museu até às 18h00 para quem completar o percurso.

museu de louléÀs 15h00, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, é apresentado o livro “Memórias dos Sabores do Mediterrâneo”, por Susana Gómez Martínez, coordenadora da edição. Esta obra surge no âmbito do protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Loulé com o Campo Arqueológico de Mértola. Segundo Dália Paulo, trata-se da primeira apresentação pública do livro.

Finalmente, às 16h00, tem lugar mais uma sessão da atividade “Musealogando com… “, desta vez com o convidado Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo.

Comentários

pub