Loulé celebra Festa Grande da Mãe Soberana no domingo

A Festa Grande da Mãe Soberana, Padroeira da cidade de Loulé, realiza-se no próximo domingo, 19 de abril, com o […]

Mae soberana subidaA Festa Grande da Mãe Soberana, Padroeira da cidade de Loulé, realiza-se no próximo domingo, 19 de abril, com o regresso da imagem de Nossa Senhora da Piedade ao seu santuário.

As festividades da Mãe Soberena arrancaram no Domingo de Páscoa, com a Festa Pequena que coincide com momento em que imagem da Mãe Soberana desce até à Igreja de S. Francisco, onde permanece durante duas semanas.

Nos dias 16, 17 e 18 de abril, às 21h00, tem lugar o Tríduo Solene em honra de Nossa Senhora da Piedade, com pregação do Padre Flávio Martins, pároco de Quarteira.

No sábado, dia 18, às 22h00, o Clube Hípico de Loulé presta homenagem à Nossa Senhora da Piedade, no Largo de S. Francisco.

Já no domingo, 19 de abril, acontece o momento alto da festa. A partir das 10h00, tem lugar a celebração de uma Eucaristia na Igreja de S. Francisco. É deste local que a imagem de Nossa Senhora da Piedade sai em procissão, a partir das 11h00, para o Largo do Monumento Engo Duarte Pacheco, acompanhada pela Banda Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense.

Às 12h00, junto ao Monumento, é celebrada uma Eucaristia, seguindo-se um tempo de louvor e saudação a Nossa Senhora da Piedade.

A missa campal presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, está marcada para as 16h00, seguida do momento de consagração a Nossa Senhora da Piedade.

Festa Grande da Mãe Soberana em Loulé - C.M.Loulé - Mira (3)No final da celebração tem início a Grande Procissão que vai percorrer as principais ruas da cidade, acompanhada pela música da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

O encerramento da Procissão Litúrgica acontece no Largo de S. Francisco, às 18h00, seguindo-se o caminho de volta ao Santuário quando os oito homens carregam que carregam o andor, vestidos de calças e opas brancas, sobem o cerro, ao ritmo da música.

A Câmara Municipal de Loulé explica que «em tempos passados, estes homens eram considerados seres com capacidades sobre-humanas. Mas esta tradição, que é transmitida de geração em geração, de pais para filhos, tem vindo a perder-se. No entanto, há uma consideração especial por parte de todos os louletanos relativamente a estes homens que carregam a Padroeira ao longo desta subida íngreme num ritmo acelerado».

As celebrações encerram pelas 23h00, com, um fogo-de-artifício junto à Ermida da Nossa Senhora da Piedade.

Comentários

pub