Hospitais do Algarve passam a poder formar subespecialistas em Medicina Intensiva

O Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vai poder formar quatro subespecialistas de Medicina Intensiva e garantir estágio a oito internos […]

medicosO Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vai poder formar quatro subespecialistas de Medicina Intensiva e garantir estágio a oito internos nas Unidades de Faro e Portimão, nos próximos cinco anos, no seguimento da atribuição da idoneidade formativa ao seu Departamento de Emergência, Urgência e Cuidados Intensivos (DEUCI), que integra os Serviços de Medicina Intensiva 1 e 2.

Esta autorização para formar médicos, nesta especialidade, foi atribuída pelo Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos.

«Este é um passo muito importante porque a partir de agora o CHAlgarve tem a capacidade de formar subespecialistas em Medicina Intensiva para todo o País», ilustrou o diretor deste departamento do CHA Luís Pereira.

A atribuição da idoneidade formativa ao seu serviço, considerou Luís Pereira, resulta do trabalho conjunto entre todos os médicos e profissionais do Departamento, de entre os quais salientou «o esforço e empenho da professora Cristina Granja, médica e diretora do Serviço de Medicina Intensiva 1, que impulsionou este processo».

Luís Pereira acrescentou que este será «um passo importante para a fixação de quadros médicos» no Algarve.

«Todo o trabalho de reorganização do Departamento e dos serviços de Medicina Intensiva foi fundamental uma vez que nos permitiu aumentar o número de camas e, consequentemente, tratar mais doentes, bem como reorganizar as equipas e garantir um upgrade de todos os equipamentos, os quais atualmente são topo de gama», disse, destacando, ainda, o investimento feito nesta área.

Comentários

pub