Hoje é 1 de Abril, Dia das Mentiras…e a culpa é dos franceses

Hoje é 1 de Abril, Dia das Mentiras. Mas porquê? A brincadeira terá surgido em França, no século XVI, quando […]

1 de AbrilHoje é 1 de Abril, Dia das Mentiras. Mas porquê? A brincadeira terá surgido em França, no século XVI, quando o rei gaulês resolveu adotar o calendário gregoriano.

É que, no começo do século XVI, o Ano Novo era festejado a 25 de Março, data que marcava também a chegada da Primavera. Os festejos duravam uma semana e terminavam a 1 de Abril.
Mas, em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro.

Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Mas algumas pessoas passaram a ridicularizá-los, a enviar-lhes presentes esquisitos ou a convidá-los para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França ele é chamado, respetivamente, pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

Em Portugal, no Dia das Mentiras, é costume as pessoas pregarem partidas umas às outras e contarem mentiras. Os jornais, nomeadamente o Sul Informação, também mantêm a tradição de publicar notícias fantasiosas…em que alguns acreditam.

Comentários

pub