Ferragudo inaugurou horta urbana destinada a agricultura biológica (com fotos)

Ferragudo tem uma Horta Urbana desde o passado sábado, que é, aliás, a primeira de todo o concelho de Lagoa. […]

Inauguração Horta Urbana Ferragudo_6Ferragudo tem uma Horta Urbana desde o passado sábado, que é, aliás, a primeira de todo o concelho de Lagoa.

A Junta desta Freguesia do concelho de Lagoa escolheu o dia 25 de Abril para lançar este equipamento comunitário, que conta com dez talhões para agricultura biológica e se situa na Urbanização Cerca do Moinho, num terreno cedido pelo município.

A criação desta horta visa, «em primeira instância, proporcionar aos mais necessitados um local onde possam criar legumes, vegetais e tubérculos, assegurando a sua sustentabilidade, bem como eventuais excedentes a serem vendidos em pequenas feiras mensais no local».

«A utilização dos talhões, no primeiro ano, será gratuita, sendo assinados acordos de utilização do espaço com cada hortelão, onde cada um possuirá o seu conjunto de ferramentas e sementes, bem como um local conjunto para guarda de ferramentas e locais de compostagem, água canalizada e jardim de plantas aromáticas», segundo a Junta de Freguesia de Ferragudo.

Os espaços deverão começar a ser cultivados já no início do próximo mês, após uma ação de formação, que será promovida em colaboração com o Município e Direção Regional de Agricultura.

Este projeto possui ainda a colaboração do Agrupamento de Escuteiros Marítimos de Ferragudo CNE 413, que colaborou na construção dos espaços de compactagem, sinalética e flyers de divulgação.

Comentários

pub