E se no sábado fosse cozinhar na paisagem da Fortaleza de Sagres?

Junta-se uma pitada de monumentos, uma colher bem cheia de gastronomia, temperada com muita paisagem e algum património. É assim […]

Cozinhando na Paisagem nas Muralhas de Lagos- Créditos_ Ricardo SoaresJunta-se uma pitada de monumentos, uma colher bem cheia de gastronomia, temperada com muita paisagem e algum património. É assim que se confeciona a ação performativa «Cozinhando na Paisagem», que o artista e cozinheiro Jorge Rocha apresenta no sábado, 18 de Abril, às 16h00, na Fortaleza de Sagres.

Contando com a participação do arqueólogo Rui Parreira e de João Centeno, que tem desenvolvido trabalho de investigação sobre História Militar, a sessão será antecedida por uma visita orientada ao monumento, com início às 15h00.

O projeto «Palato» está de volta. Depois de, em 2013, ter desenvolvido um conjunto de ações em diversos monumentos algarvios, volta agora com uma nova presença online que inclui conteúdos adicionais e um conjunto de ações que, ao longo de 2015, vão proporcionar momentos inesquecíveis em sítios mágicos.

A primeira iniciativa é precisamente este «Cozinhando na Paisagem na Fortaleza de Sagres», marcado para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e integrado no programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

«Cozinhando na paisagem é uma ação performativa sobre sítios históricos e arqueológicos, um espetáculo gastronómico que decorre nos locais com uma paisagem em plano de fundo, abordando temáticas que colocam a Gastronomia de cada época em cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea», explicam os promotores.

Cozinhando na paisagemEm cada sítio histórico, é montada uma infraestrutura improvisada, onde o artista, em conjunto com os investigadores de cada monumento, desenvolve uma ação performativa num formato talk show, cozinhando ao vivo e transmitindo em direto na Internet, assumindo os públicos físicos e virtuais como participantes no processo de criação artística.

Partindo de um menu inspirado nas entrelinhas da História e da Arqueologia, são consideradas as características únicas de cada local e valorizados os fatores paisagísticos, patrimoniais e sociais.

Cada sessão é antecedida por uma visita comentada ao local, desenvolvida em colaboração com as entidades responsáveis por cada sítio histórico.

Todas as sessões são transmitidas em direto, em www.palato.org/transmissao, resultando num conjunto de paisagens virtuais armazenadas no Canal PALATO do site www.palato.org, sendo estas o foco da investigação artística em curso.

 

Fortaleza de Sagres
18 de Abril
Visita de enquadramento por Rui Parreira
às 15h00
Cozinhando na paisagem na Fortaleza de Sagres
às 16h00

Uma ação performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Rui Parreira e João Centeno

Informações:
Entrada livre na atividade, embora sujeita ao pagamento do bilhete de entrada no Monumento
(+351) 282 620 142 (Portaria/Receção)

Equipa PALATO:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Assistente de produção e comunicação: Luísa Rosa Baptista

Comentários

pub