Colesterol elevado? Saiba quais são os alimentos a evitar

São cada vez mais numerosos os estudos que mostram que os carboidratos (ou hidratos de carbono) prejudicam mais a saúde […]

colesterol elevadoSão cada vez mais numerosos os estudos que mostram que os carboidratos (ou hidratos de carbono) prejudicam mais a saúde do que as gorduras saturadas ao aumentar os níveis de açúcar e colesterol sanguíneo e ao promover a diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares e algumas formas de cancro.

Está provado que basta uma dieta bem formulada com baixo teor de carboidratos para melhorar muito os valores sanguíneos de colesterol, triglicerídeos e glicose bem como para reduzir inflamações, tudo sem necessidade de tomar comprimidos.

A Suécia foi o primeiro país ocidental a rejeitar uma dieta baixa em gorduras em favor de uma dieta baixa em carboidratos, propondo agora uma pirâmide alimentar (como a da imagem) onde os fornecedores de carboidratos como os cereais e tubérculos estão no topo e os legumes, com valores quase residuais de carboidratos, são a base da alimentação.

As gorduras recomendadas nesta pirâmide alimentar são as que se encontram naturalmente em alimentos de origem animal e vegetal e as gorduras para cozinhar e temperar, são o azeite e a manteiga para barrar o pão.

As gorduras processadas como as margarinas vegetais e os óleos alimentares devem ser evitadas o mais possível.

Se tem o colesterol elevado, elimine os doces e os alimentos com açúcar adicionado em fábrica como sumos, iogurtes, cereais de pequeno-almoço, bolachas e bolos, diminua a ingestão de arroz, massa, pão e batatas e aumente a ingestão de sopa, legumes e saladas.

A fruta deve ser ingerida com moderação, dando preferência às frutas menos doces, que têm menores teores de frutose.

O peixe deve ser preferido em relação à carne. Os ovos, por serem uma boa fonte alimentar de proteínas com alto valor biológico e de várias vitaminas, podem fazer parte de qualquer refeição, incluindo o pequeno-almoço.

O colesterol alto resulta do elevado consumo de açúcares e não de gorduras saturadas, como até aqui se pensava.

Ana Carvalhas
Nutricionista, autora do blogue http://comerbemateaos100.blogspot.com
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub