CCDR satisfeita com adesão ao roteiro de divulgação do Cresc Algarve 2020

As sessões de divulgação do Programa Operacional do Algarve (Cresc Algarve 2020) estão a deixar a CCDR «satisfeita» com a […]

apresentacaofarocresc2020 (2)As sessões de divulgação do Programa Operacional do Algarve (Cresc Algarve 2020) estão a deixar a CCDR «satisfeita» com a adesão dos potenciais candidatos a fundos. Até ao momento, as duas “paragens” do roteiro, no dia 15 de abril, em Albufeira, e no dia 16, em Faro, tiveram uma média de mais de 200 participantes em cada sessão.

David Santos, presidente da CCDR, adiantou ao Sul Informação que, «até ao momento, tem havido participações superiores a 200 pessoas na sessão conjunta», mas que esse número aumenta com as três sessões paralelas (Sistemas de Incentivos Empresas, Emprego, Inclusão, Formação e Educação (FSE) e Projetos Públicos e Território (FEDER), porque «há quem venha só para a temática ou da competitividade ou da inclusão ou da territorialidade».

O interesse no novo quadro de apoios tem sido maior para David Santos, porque, para além «de a economia estar em crescimento, há uma aposta clara da Europa, que Portugal aceitou, de que a criação de emprego é gerada essencialmente pelas empresas, daí que, neste quadro, o apoio às empresas passou de 63 milhões de euros (2007-2013), para 145 milhões de euros (2014-2020)».

No caso da região algarvia, o presidente da CCDR considera que devem ser feitas «apostas certeiras nosapresentacaofarocresc2020 (1) setores que podem reduzir o desemprego na região, que podem criar mais sustentabilidade através da competitividade e transposição inovação, o que leva a maiores transferencias de conhecimento da Universidade para as empresas».

No final do quadro, o objetivo é melhorar a situação da empregabilidade na região: «Para mim, o objetivo do Cresc Algarve 2020 é, quando este terminar, podermos dizer que a região tem mais emprego sustentado, menos sazonal, logo menos dependente do nicho Sol e Praia».

Até ao final de março, foram já publicados uma dezena de concursos, com uma dotação total de 26 milhões de euros de FEDER, no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas do CRESC ALGARVE 2020.

A próxima sessão do roteiro está marcada para o Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no dia 21 de Abril, das 14h30 às 18h00.

A última sessão está marcada para dia 22 de Abril, das 9h30 às 13h00, no auditório do Centro Cultural de Lagos.

Comentários

pub