BE quer saber se Governo vai tomar medidas para tentar salvar Litográfica do Sul

O Bloco de Esquerda quer saber que medidas o Governo está a tomar para evitar o despedimento dos 44 trabalhadores […]

Litográfica do SulO Bloco de Esquerda quer saber que medidas o Governo está a tomar para evitar o despedimento dos 44 trabalhadores da Litográfica do Sul e manter a empresa.

A deputada do BE eleita pelo Algarve Cecília Honório levou a situação da empresa, sediada há 67 anos em Vila Real de Santo António, à Assembleia da República, para saber qual tem sido o papel do Ministério da Economia neste processo.

«No passado dia 25 de março, os trabalhadores da Litográfica do Sul foram confrontados com a afixação do despacho de nomeação do administrador judicial provisório. Dois dias depois, dia 27, foi-lhes comunicado, por parte da atual administração da empresa, não haver liquidez financeira para o pagamento dos salários do mês de março e que a administração estava em negociações com um investidor com o objetivo de manter em funcionamento a empresa. Se estas negociações falhassem a empresa encerraria portas e os trabalhadores seriam alvo de um despedimento coletivo», descreveu o BE.

A Litográfica do Sul, lembraram os bloquistas, encontra-se num Processo Especial de Revitalização (PER), «embora, segundo os trabalhadores e o sindicado, não se vislumbrem quaisquer planos para a viabilidade da empresa, apesar do número de encomendas se aproximar das 90».

«Os trabalhadores da empresa aguardam um desfecho para a situação titubeante em que se encontram. A confirmar-se o encerramento seguido de despedimento coletivo, será a certeza de não voltarem a ter um novo emprego, após os mais de 40 anos a desempenharem uma tarefa especializada na Litográfica do Sul. Para todos, é a garantia que serão lançadas no desemprego, mais 44 pessoas num concelho onde a taxa de desemprego atingia em janeiro deste ano os 16 por cento», concluiu o BE.

Comentários

pub