Alunos da Universidade escolhem representantes no Conselho Geral esta sexta-feira

Os alunos da Universidade do Algarve vão escolher os seus novos representantes no Conselho Geral da instituição, esta sexta-feira. Ao […]

Reitoria da Universidade do AlgarveOs alunos da Universidade do Algarve vão escolher os seus novos representantes no Conselho Geral da instituição, esta sexta-feira.

Ao todo, há três listas concorrentes, duas no subsistema universitário e uma no subsistema politécnico.

Neste último caso, os elementos da lista C já têm três lugares garantidos no órgão de governação da universidade algarvia. O mesmo não acontece com as listas com as listas A e B, que disputarão entre si os outros três assentos destinados aos alunos do subsistema universitário, no Conselho Geral.

As duas listas ao subsistema são lideradas por João Gonçalves (lista A) e Nuno Lopes (lista B). A Lista C, encabeçada por Miguel Mendes, está ligada à lista B e à atual Direção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Estas eleições, reeditam, de certa forma, o embate que aconteceu em dezembro passado, nas eleições dos órgãos sociais da AAUAlg. A lista encabeçada por João Gonçalves integra João Durão, que disputou o cargo de presidente da Académica com Nuno Lopes, que venceu esse embate eleitoral.

Agora, o que está em causa é a representação dos estudantes no Conselho Geral, órgão que tem a última palavra a dizer, nas principais decisões tomadas no seio da universidade algarvia.

Uma das atribuições deste órgão, composto por 35 pessoas, é eleger o Reitor, mas a lista A defende que esta decisão devia ser alargada a toda a academia, através da instituição de um sistema universal de voto para a eleição da equipa reitoral.

Outra bandeira da lista A é a introdução de uma verba no Orçamento da Universidade destinada a apoiar encontros de estudantes. A ideia é promover o intercâmbio entre os alunos da UAlg e outros, nacionais ou estrangeiros, envolvendo, ainda, outras entidades, nomeadamente empresas.

As listas B e C, por seu lado, colocam como prioridade acompanhar a discussão da nova fórmula de financiamento do Ensino Superior, bem como lutar pela manutenção dos atuais valores das propinas.

 

 

 

Comentários

pub