Algarve Nature Week levou 6000 pessoas ao Parque Ribeirinho de Faro

A 1ª Mostra de Turismo de Natureza da Algarve Nature Week atraiu cerca de seis mil pessoas ao Parque Ribeirinho […]

Mostra turismo_Algarve Nature Week_9A 1ª Mostra de Turismo de Natureza da Algarve Nature Week atraiu cerca de seis mil pessoas ao Parque Ribeirinho de Faro, entre sexta e domingo.

Ao longo dos três dias do evento, foram muitos os que aceitaram o convite de empresas e entidades, para experimentar as atividades que a região tem para oferecer, ligadas aos recursos endógenos e ao património natural do Algarve.

Números que justificam a reedição do evento, já em 2016. No encerramento da mostra, este domingo, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) Desidério Silva anunciou que, para o ano, o evento vai decorrer no concelho de Loulé.

Para já, não há ainda data definida nem foi revelado, oficialmente, o local exacto onde esta feira de promoção da oferta turística ligada à natureza terá lugar. Mas, segundo garantiu Desidério Silva ao Sul Informação, será realizada, «fora da época alta, no período entre o final do Inverno e início da Primavera», já que o intuito é que esta feira e os produtos que apresenta «sejam uma mais-valia para combater a sazonalidade»

Desidério Silva a encerrar a Algarve Nature WeekO responsável máximo pelo Turismo do Algarve, que organizou o evento em parceria com entidades públicas e privadas algarvias, não hesitou em fazer «um balanço excecional» da Mostra de Turismo da Natureza. «Foi o primeiro ano e conseguimos proporcionar mais de 130 experiências, oferecidas pelas entidades e cerca de 24 empresas presentes. Pelo que apurei, os agentes ficaram, globalmente, satisfeitos com a mostra», referiu.

Para Desidério Silva, o que de melhor saiu desta feira foi o reforço da relação entre os diversos agentes que trabalham na área. «Cada vez mais se nota que as entidades vão trabalhando juntas, o que não acontecia muitas vezes antes. Houve empresas que reforçaram laços e que começaram a pensar em ofertas conjuntas, que se complementam. Julgo que aumentou a relação de confiança entre os parceiros», considerou.

Outro objetivo cumprido foi, para o presidente da RTA, o de promoção deste nicho de mercado. «Foi uma pedrada no charco. Temos feito muitas ações e procurado divulgar o que se faz na região, nesta área. Com esta mostra, demonstrámos o potencial enorme que o Turismo de Natureza tem e o contributo que pode dar para esbater a sazonalidade», disse.

Mostra turismo_Algarve Nature Week_6Nos três dias da mostra, que foi o evento final da Algarve Nature Week, que teve vários momentos, em diferentes pontos da região, entre 11 e 19 de Abril, o clima até ajudou. Mas o Sol e as temperaturas amenas não são fundamentais, para muitas das atividades que foram divulgadas, no Parque Ribeirinho de Faro.

Exemplos são a observação de aves, os passeios de burro, a cavalo, de barco, de bicicleta e a pé, e o descobrir dos segredos naturais do Algarve, atividades que podem  realizar-se em qualquer altura do ano. Se a isto juntarmos os produtos artesanais e os saberes e sabores típicos da região, ficamos com um vasto cardápio de experiências.

A preparação de mais uma Algarve Nature Week e respetiva Mostra de Turismo de Natureza vai começar já. «Vamos reunir-nos com os nossos parceiros e recolher sugestões de quem participou. Vamos manter aquilo que houve de bom e corrigir o que, eventualmente, tenha corrido menos bem», assegurou Desidério Silva.

 

 

 

Comentários

pub