Algarve adere a desafio europeu para utilização regular da bicicleta

Os algarvios vão ser desafiados a utilizar regularmente a bicicleta, como meio de transporte do dia-a-dia, no âmbito do European […]

Logo_ECC2015.emfOs algarvios vão ser desafiados a utilizar regularmente a bicicleta, como meio de transporte do dia-a-dia, no âmbito do European Cycling Challenge 2015, ao qual a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve aderiu recentemente.

Este desafio lançado aos ciclistas urbanos das cidades europeias participantes vai decorrer durante o mês de maio.

A iniciativa foi lançada em 2011 e tem como principais objetivos promover a utilização regular da bicicleta junto da população e, em simultâneo, fazer o reconhecimento das estradas e ruas que serão percorridas pelos utilizadores das bicicletas, através de uma aplicação gratuita para smartphone (Cycling365), criada especificamente para o efeito e que já pode ser descarregada.

«O recurso às novas tecnologias pode ser uma importante ferramenta para o futuro, uma vez que os dados recolhidos pela aplicação móvel vão oferecer uma descrição dos espaços e percursos percorridos, permitindo reunir um conjunto de informações que poderão vir a ser úteis quando vier a ser efetuada alguma intervenção nesses locais, bem como a eliminação de riscos existentes nos mesmos», explicou a AMAL.

No âmbito desta iniciativa, será criada uma equipa Algarve, que vai competir com outras cidades e regiões europeias numa iniciativa que envolve anualmente milhares de cidadãos de diferentes nacionalidades.

«A cidade/região que conseguir alcançar a maior distância percorrida entre todos os participantes, somente em atividades do quotidiano que não sejam de âmbito desportivo, é a grande vencedora desta edição», revelou a entidade que junta os 16 municípios algarvios.

Para levar este desafio a bom porto, a AMAL conta com os apoios das autarquias algarvias, da GNR, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da Direção de Estabelecimentos Escolares, da empresa municipal louletana Inframoura e da Federação de Utilizadores da Bicicleta.

Comentários

pub