8 ½ Festa do Cinema Italiano estará em Loulé de 30 de Abril a 3 de Maio

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano volta, pela terceira vez, a Loulé, no dia 30 de Abril, com uma […]

Festa do cinema italiano_1O 8 ½ Festa do Cinema Italiano volta, pela terceira vez, a Loulé, no dia 30 de Abril, com uma festa de abertura, no 11 da Vila, e prossegue de 1 a 3 de Maio, com a apresentação de nove filmes, entre curtas e longas metragens, e uma aula de Italiano, no Cine-Teatro Louletano.

Segundo Stefano Savio, diretor artístico do festival, “estamos de volta a Loulé, pela terceira vez consecutiva, graças ao constante apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Cine-Teatro Louletano, e este ano, apostamos num substancial crescimento e desenvolvimento do projeto, sobretudo a nível da comunicação e da promoção do evento. O objetivo principal é tornar a Festa do Cinema Italiano em Loulé um importante e reconhecido encontro cinematográfico e cultural no Algarve”.

A festa Serata Italianissima marca a abertura do festival no Algarve e acontece na quinta, dia 30 de Abril, no bar 11 da Vila, em plena baixa de Loulé.

Entre as 19h00 e as 02h00 da manhã, a festa acontece ao som do vinil de Discossauro, numa viagem cinematográfica pelo imaginário da 7ª arte e num convívio típico do Bel Paese.

A sessão de abertura tem lugar na sexta, 1 de Maio, às 21h30, onde é exibido “I nostri ragazzi“, de Ivano de Matteo, baseado no livro bestseller de Herman Koch, “O Jantar”.

Este filme envolve e apaixona os espetadores numa franca batalha entre moral, preconceito e proteção familiar, onde a escolha é bem mais difícil daquilo que aparece na história de dois irmãos que, cumprindo uma tradição, jantam uma vez por mês, num restaurante de luxo, até que um dia umas câmaras de vigilância filmam um dramático episódio de violência.

O dia seguinte, 2 de Maio, tem início às 16h00, com a sessão Il Corto, composta por quatro curtas-metragens: “Sassywood“, de Antonio Andrisani e Vito Cea, “Bella di notte“, de Paolo Zucca, “Beauty“, de Rino Stefano Tagliaferro, e “Belva nera“, de Alessio Rigo de Righi e Matteo Zopp.

 


Às 18h30, é exibido o grande vencedor da Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, “Almas Negras” (“Anime nere“), de Francesco Munzi, um filme aplaudidíssimo em diversos festivais internacionais, nomeadamente no Festival de Veneza, onde recebeu uma ovação de palmas durante 13 minutos.

Trata-se de um filme noir muito forte sobre três irmãos ligados à ‘ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo.

 

Às 21h00, é apresentado o filme “La sedia della felicità“, de Carlo Mazzacurati, uma comédia sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna.

O último dia do festival no Algarve, domingo, 3 de Maio, às 16h00, começa com uma aula de Italiano dedicada ao tema Moda, onde serão ensinados diversos e importantes termos ligados ao vestuário e não só, num ambiente divertido e descontraído. Não é necessário nenhum conhecimento prévio da língua, apenas vontade de aprender e de falar.

A inscrição é obrigatória através do email [email protected] e está limitada aos lugares disponíveis.

Às 18h30, viajamos até Itália, com “Basilicata coast to coast“, de Rocco Papaleo, uma comédia musical onde um grupo de músicos atravessa toda a região da Basilicata a pé, da costa do Mar Tirreno até à costa Iónica, num percurso catártico, divertido e lunático.

Este filme faz parte da secção Focus da 8ª edição da Festa do Cinema Italiano, realizada em colaboração com a Lucana Film Comission, dedicada à cultura e às produções de cinema desta fascinante e ainda pouco conhecida região italiana: a Basilicata.

A sessão de encerramento do festival acontece às 21h00, com “Que estranho chamar-se Federico” (“Che strano chiamarsi Federico)“, de Ettore Scola que, teve ante-estreia em Portugal, em parceria com a Alambique Filmes, e retrata a vida de um grande protagonista do cinema italiano, Federico Fellini, realizado por um grande amigo seu e também um mestre da sétima arte italiana (Ettore Scola).

Este documentário, estreado no Festival de Veneza e premiado pelo Sindicato Italiano de Jornalistas de Cinema, mistura ficção e imagens de repertório, numa homenagem especial ao génio de Fellini.

Os bilhetes as sessões de cinema e para a aula de Italiano custam 3,00 euros e o livre-trânsito para todas as sessões durante os três dias de festival (incluindo a aula de Italiano) custa 15,00 euros.

A bilheteira está em funcionamento, no 1 de Maio, a partir das 20h00, no dia 2 de Maio, a partir das 15h00 e no dia 3 de Maio, a partir das 16h00.

Todas as novidades e informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook.

Depois do Porto, Évora, Caldas da Rainha e Loulé, a Festa do Cinema Italiano continua em Coimbra de 5 a 7 de Maio, Funchal de 8 a 10 de Maio, e além-fronteiras, viajando para Angola e Moçambique.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub