7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal espera dez mil visitantes em Albufeira

Os vinhos nacionais vão estar em destaque no Espaço Multiusos de Albufeira, na sétima edição da Grande Mostra de Vinhos […]

Mostra de VinhosOs vinhos nacionais vão estar em destaque no Espaço Multiusos de Albufeira, na sétima edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, organizada pela Confraria Bacchus de Albufeira, que decorre de 16 a 18 de Maio. Cerca de oitenta produtores das várias regiões vinícolas nacionais estarão presentes no certame que conta atrair mais de dez mil visitantes.

A 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, iniciativa a cargo da Confraria do Bacchus de Albufeira tem entrada gratuita. Para degustar os vinhos em exibição basta adquirir (por três euros) o copo alusivo ao evento.

Ao longo dos três dias da mostra, viticultores, enólogos, profissionais do sector e da restauração e apreciadores – sem esquecer os turistas que visitam a região – terão oportunidade de conhecerem o que de melhor se produz num segmento em notória evolução.

A 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal integra, além da habitual degustação de vinhos, outros momentos atrativos: show cookings de tributo à dieta mediterrânica harmonizados com diferentes castas, workshops, provas comentadas, abertura de garrafa a fogo, sorteio de prémios pelos visitantes, momentos musicais e o já muito aguardado concurso de vinhos, com atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze nas diversas categorias em competição.

Assim, em competição estarão vinhos tintos, brancos, rosés e licorosos, cujos prémios serão anunciados no jantar inaugural do evento, abrindo o apetite para os dias seguintes.

No total, as opções são várias, já que cerca de oitenta produtores de norte a sul do país vão estar no EMA, como é o caso das Casa de Sezim ou Rebouça Alvarinho (Minho), Valle Pradinhos (Trás-os-Montes), Dona Berta ou Quinta Frades (Douro), Quinta da Fata ou Lusovini (Dão), Companhia das Quintas ou Quinta Folgorosa (Lisboa), Adega de Almeirim ou a Adega do Cartaxo (Tejo), Adega Cantanhede (Bairrada), Sivipa ou Adega de Palmela (Península de Setúbal), Herdade da Mingorra ou J.Portugal Ramos (Alentejo), entre outras.

Do Algarve, estarão presentes uma dúzia dos mais conceituados produtores da região. Os vinhos da Quinta João Clara, da Quinta do Barranco Longo, da Quinta da Malaca ou da Quinta dos Vales são alguns dos nomes a reter para quem desconhece que, no sul do país, também se produzem excelentes néctares.

Do programa, constam ainda workshops de iniciação à degustação de azeites, a apresentação da Rota dos Vinhos e o colóquio temático Conversas com Vinho.

Os visitantes terão também oportunidade de ganhar prémios, assistir a vários apontamentos musicais previstos na programação da mostra ou aprender a preparar uma sangria, entre outras surpresas.

A exposição de queijos, enchidos e doçaria regional complementa a celebração dos sabores aliados ao protagonista do certame: o vinho.

O evento terá igualmente um cariz solidário, uma das premissas da organizadora Bacchus. Para o efeito, através de uma parceria com a Delta Cafés, um stand desta marca será explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, com os lucros das vendas a reverterem a favor da instituição.

A 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal tem o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Turismo do Algarve, Agência de Promoção de Albufeira, Escola Hoteleira de Faro, Escola Hoteleira de Portimão, Escola Diamantino Negrão, Caixa de Crédito Agricola, Rádio Kiss, Zoomarine, Follow Me Tours, Delta Cafés, Hotéis Be Live – Palmeiras, Albusado, entre outros patrocínios.

Fundada em 2007, a Confraria do Bacchus de Albufeira nasce do empenho de um colectivo de apreciadores da gastronomia e dos excelentes vinhos nacionais. O propósito? Divulgar o vinho e o património cultural a ele associado.

Por regulamentação, promove mensalmente um jantar na primeira sexta-feira do mês, em torno de um vinho de determinada região vinícola.

Conta atualmente com 75 membros (20 por cento mulheres) nas categorias de confrades efetivos, confrades Mestre (ligados ao setor do vinho) e de Honra (pessoas coletivas).

Ao longo de oito anos tem participado em diversas iniciativas, a convite de outras Confrarias e outras associações. Procura também associar-se a causas solidárias. Recentemente, organizou a 1ª Caminhada Solidária em Paderne, com recolha de bens para pessoas carenciadas que terminou com uma refeição convívio oferecida a mais de 200 pessoas.

Em 2009, e com apenas 30 membros, a Confraria parte para um projeto ambicioso: a realização de um evento desejado a sul do pais e leva a cabo a 1ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que, em Albufeira, contou com a participação de 42 produtores das várias regiões vinícolas portuguesas.

Passados seis anos, o número dos profissionais que desejam estar presentes no certame quase duplicou, com os pedidos de participação para a edição deste ano a excederem a lotação do EMA, espaço onde habitualmente decorre a mostra, com 80 expositores já confirmados.

Programa:

16/05/2015 – Sábado

14h30 – Cerimónia de abertura
15h30 – Início da Emissão em direto de uma Rádio Local
16h00 – Atuação Grupo Cantares Alentejanos
Tributo ao “Cante Alentejano”Património Imaterial da Humanidade
16h30 – Apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve (Aníbal Neto)
18h00 – Live Set com Dj Helena Isabel (RUA FM)
19h00 – Sorteio de prémios
20h00 – Encerramento
21h00 – Entrega de prémios do concurso de vinhos da Bacchus (Convidados)

17/05/2015 Domingo

14h30 – Abertura
15h00 – Início da Emissão em direto de uma Rádio Local
15h30 – Show Cooking de tributo à Dieta Mediterrânica
16h30 – Conversas com vinho ( com Jorge Cipriano, Clube de Vinhos Portugueses)
18h00 – Atuação Grupo Cantares Alentejanos
Tributo ao “Cante Alentejano” Património Imaterial da Humanidade
18h30 – Workshop de iniciação à prova de azeites
19h00 – Sorteio de prémios
20h00 – Encerramento

18/05/2015 Segunda-feira

14h30 – Abertura
16h00 – Vencedor do concurso Sangrias Inter Escolas
17h00 – Show Cooking ( Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão)
18h00 – Abertura de garrafa a fogo por Hermínio Rebelo
19h00 – Sorteio de prémios
20h00 – Encerramento

Comentários

pub