Teatro das Figuras terá muita música portuguesa e um Festival de Jazz em abril

A música portuguesa vai marcar uma forte presença na programação do Teatro das Figuras para o mês de Abril. Concertos […]

António Zambujo_2A música portuguesa vai marcar uma forte presença na programação do Teatro das Figuras para o mês de Abril.

Concertos de António Zambujo e Diabo na Cruz, bem como um novo festival de Jazz, que chegará a diferentes pontos da cidade e onde marcarão presença, entre outros, Mário Laginha e Maria João, são algumas das sugestões da estrutura cultural farense.

Logo a começar o mês, no dia 2, a proposta é dirigida aos mais novos. O Teatro das Figuras acolhe o espetáculo «Winx em Concerto», que se encontra a fazer uma digressão de Páscoa pelo país. «Entre  muita cor, música, fantasia e diversão, as seis fadas entram numa aventura alucinante nas profundezas do oceano», descreve.

No dia 4 de Abril, António Zambujo regressa a Faro para um concerto onde não faltarão «tradição, música e vida». « Reconhecido a nível nacional e internacional, António Zambujo tem recebido ovações, em vários pontos do mundo. Após seis álbuns de originais lançados, Rua da Emenda será apresentado na companhia de sonoridades de exceção – clarinete, trompete, guitarra portuguesa e contrabaixo. A voz e a guitarra, cheias de subtilezas, ficam ao encargo de António Zambujo, que promete parar o seu público no tempo», segundo o Teatro das Figuras.

Diabo na Cruz 01A 7 de Abril, a música regressa ao palco da sala de espetáculos farense. Desta vez, será dado espaço à música clássica, em mais um Concerto Pedagógico, que será protagonizado pela Orquestra Clássica do Sul (OCS), em colaboração com a classe de Direção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra.

No dia 9, o albufeirense Rui Mourinho vai dar um concerto de guitarra, onde a música contemporânea, de origem ibérica, estará em destaque.

A música clássica e a OCS regressam ao Teatro das Figuras no dia 12 de abril, desta vez para um Concerto Promenade. Em Abril, estará em foco a lenda da Rainha Santa Isabel, que foi adaptada para os mais novos, de modo ser contada através de música e narração.

No dia 18, será a vez dos Diabos na Cruz, considerados por muitos os atuais “reis” do Rock Popular Português, serem protagonistas de um espetáculo que «irá difundir o pensamento de uma geração que se descobre a si mesma, no ato de se preparar para “o amanhã”».

«São uma constante nas rádios e televisões portuguesas, um dos grupos de rock português melhor sucedido em termos de vendas. Vida de Estrada é o último single lançado pelos Diabo na Cruz, que dá conta da atualidade vivida em Portugal», descreve o Teatro das Figuras.

No dia 23 , a peça «Cheio», uma criação de Filipa Francisco e Thorsten Gruetjen, colocará em diálogo o teatro-circo e a dança contemporânea. Um espetáculo que tem uma oficina de trabalho de teatro associada, que decorrerá no dia 22.

A música volta a 25 de Abril, com o coletivo «Os Sobreviventes», que junta B Fachada, Minta e João Correia. Os três músicos escolheram o nome do primeiro disco de Sérgio Godinho, editado em 1972, para este projeto, que se apresentou ao público, pela primeira vez,  no Lux Frágil, em Lisboa, na data em foram assinalados os 40 anos do 25 de Abril.

IridescenteA sétima arte está também presente no programa de Abril, com a exibição do clássico «O Circo de Charlie Chaplin», no dia 28. A projeção do filme mudo será acompanhada pela pianista Catherine Morisseau, ao vivo.

No dia seguinte, vai dançar-se por uma boa causa, na Gala Solidária Lions Clube de Faro, que contará com o apoio da Companhia de Dança do Algarve.

Para acabar o mês de Abril e começar o de Maio, chega um novo festival a Faro, o «Dias do Jazz», fruto de uma colaboração entre o Teatro das Figuras, o Município de Faro, o Teatro Lethes/ACTA e o Clube Farense. De 30 de Abril a 3 de maio, os quatro espaços culturais dividem entre si os concertos deste festival, que servirá para comemorar o Dia Internacional do Jazz.

De entre os espetáculos agendados, destacam-se o concerto do contrabaixista João Hasselberg, no Lethes, no dia 30. A 1 de Maio, o coletivo Low Tech Groove vai estar no Clube Farense e no dia seguinte, 2 de Maio, será a vez de Maria João e Mário Laginha atuarem no Teatro das Figuras, acompanhados pelo acordeonista João Frade, onde apresentarão o espetáculo «Iridescente».

A programação detalhada, bem como horários e preços dos espetáculos, podem ser consultados no site do Teatro das Figuras.

Comentários

pub