Sucesso leva Lagoa a prolongar isenção de tarifa para depositar resíduos

As descargas de resíduos sólidos no Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa, em Lagoa, aumentaram 345% […]

cerca da lapa 2As descargas de resíduos sólidos no Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa, em Lagoa, aumentaram 345% desde que a cobrança de tarifas foi suspensa, no ano passado.

Daí que a Câmara de Lagoa tenha agora decidido prolongar a isenção, de modo a incentivar a utilização daquele centro e a evitar a deposição à beira das estradas e ruas do concelho.

Segundo dados revelados pela autarquia, após a suspensão da cobrança das tarifas, entre 2 de junho e 31 de dezembro passado, as deposições de Resíduos Verdes, Monstros e Entulhos tiveram um aumento médio na ordem dos 314%, 773% e 500%, respetivamente.

Em relação às quantidades contabilizadas, em termos médios, houve um aumento de 382% para todos os resíduos. Os Resíduos Verdes, Monstros e Entulhos registaram um aumento médio na ordem dos 349%, 1040% e 830%, respetivamente, em comparação com igual período de 2013.

Até ao fim do ano passado, registaram-se 40 novos depositantes no centro da Cerca da Lapa.

Quanto aos resíduos depositados indevidamente na via pública e recolhidos pelo Serviço de Limpeza da Câmara Municipal, em termos médios e comparando com o mesmo período de 2013, verificaram-se aumentos na ordem de 0,62% e 44%, de Verdes e Monstros.

cerca da lapa 1Se a suspensão da cobrança tem efeitos benéficos para o ambiente, uma vez que, apesar de tudo, são resíduos que deixam de ser largados à beira das estradas e em lixeiras clandestinas, a verdade é que este aumento da deposição sem custos na Cerca da Lapa também fez crescer os custos de deposição em aterro dos resíduos recolhidos pela Algar nesse espaço, custos esses suportados pela Câmara de Lagoa.

O aumento dos custos suportados pela autarquia foi assim de 214% para os Verdes, 197% para os Monstros e de 660% nos Entulhos.

No entanto, verificando os bons resultados da medida, o executivo da Câmara Municipal de Lagoa deliberou manter a suspensão da cobrança de tarifas, após a apresentação de um Relatório Técnico, avaliando a eficácia desta medida, através da análise da evolução das quantidades depositadas naquelas instalações municipais.

A medida é considerada «importante», uma vez que «serve para evitar e/ou controlar a aglomeração, dispersão e abandono de resíduos de todo o tipo, situação que contribui gravemente para a contaminação do meio ambiente – tendo impacto direto na saúde pública – para além da péssima imagem de desleixo e degradação que transmite, não só à nossa população, mas, sobretudo, às pessoas que, vindas um pouco de todo o mundo, nos visitam».

cerca da lapa 3A autarquia sublinha igualmente que esta decisão «apela ao sentido cívico dos seus munícipes, quer no litoral, quer no interior» e «incentiva a maiores cuidados no descarte de resíduos».

O Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa funciona todos os dias entre as 8h30 e as 12h00 e as 13h30 e as 17h00.

Comentários

pub