Cidades inteligentes são tema de seminário em Faro

O conceito das cidades inteligentes vai estar no centro do debate, no seminário «Cidades Analíticas» que o auditório da Comissão […]

Cidades AnalíticasO conceito das cidades inteligentes vai estar no centro do debate, no seminário «Cidades Analíticas» que o auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) irá acolher, no dia 12 de março, às 9h30, e cujo tema geral será «Acelerar o Desenvolvimento das Smart Cities em Portugal».

O encontro, que se insere no ciclo nacional de workshops «Cidades Analíticas», visa «a promoção do debate em torno do tema das cidades analíticas, através da partilha de experiências e ideias e do reconhecimento de projetos inovadores, e incentivar os organismos públicos, as empresas, a comunidade científica e a sociedade civil em geral para promoverem o desenvolvimento das smart cities em Portugal», segundo a CCDRA.

Em Faro, estão previstas intervenções do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, da subdiretora-geral da Direção-Geral do Território (DGT) Cristina Cavaco, do representante do International Data Corporation Gabriel Coimbra e do secretário técnico do PO Algarve 21 António Ramos, que falará sobre o enquadramento de projetos no novo programa operacional regional, entre  outras. No final, haverá um período destinado ao debate.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até 9 de março, através do site da CCDRA, onde também está disponível informação detalhada sobre o programa do evento.

Os seminários «Cidades Analíticas» ocorrem durante o mês de março de 2015 em todas as regiões-plano do país. No dia 22 de abril terá lugar em Lisboa a conferência final, subordinada ao tema «Urban Analytics – Accelerating the development of smart cities in Portugal», iniciativa que é co-financiada pelo EEA Grants Norway.

«”Cidades Analíticas” é uma iniciativa associada ao conceito de smart cities e ao desenvolvimento de soluções com vista a uma melhor e mais eficaz gestão da informação, exploração e disponibilização de ferramentas de análise urbana. As smart cities exploram as tecnologias de informação e comunicação (TIC) em nome da eficiência e sustentabilidade do sistema urbano e do desenvolvimento territorial», enquadra a CCDRA.

«A analítica urbana é um campo específico no contexto da inteligência urbana que tira partido de soluções e ferramentas de advanced analytics (ferramentas computacionais de processamento da informação, pesquisa e cruzamento de dados, orientados para a definição e avaliação de cenários prospetivos), em benefício das cidades e da gestão urbana, para monitorização do funcionamento e operacionalização dos sistemas urbanos e melhoria de técnicas de apoio à tomada de decisão», conlcui.

No Algarve, a sessão do seminário «Cidades Analíticas» é promovida pela CCDRA, em parceria com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e a DGT.

Comentários

pub