Sampaio da Nóvoa será próximo Doutor Honoris Causa da Universidade do Algarve

António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, vai ser o próximo “Doutor Honoris Causa” da Universidade do Algarve. […]

Antonio Sampaio da NovoaAntónio Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, vai ser o próximo “Doutor Honoris Causa” da Universidade do Algarve. A proposta de atribuição deste prestigiante grau foi aprovada ontem pelo Senado Académico da UAlg.

Esta proposta foi apresentada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Socias (FCHS), num processo que se iniciou em outubro de 2014 e que culminou ontem, dia 18 de março, com a sua aprovação em Senado Académico.

A data da cerimónia de outorga do grau honorífico será anunciada, em breve, pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco.

Na intervenção no Senado, o reitor destacou o grande relevo do papel desempenhado por António Nóvoa em defesa da Ciência, da Cultura e da Educação, enquanto eixos essenciais da Democracia, aproveitando para estabelecer uma relação de grande coerência entre esta decisão do Senado e as linhas principais do Plano Estratégico da Universidade do Algarve, recentemente aprovado pelo Conselho Geral.

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa doutorou-se, em 1986, em Ciências da Educação (História da Educação) pela Universidade de Genève e, em 2006, em História (História Moderna e Contemporânea) pela Universidade de Paris IV – Sorbonne.

Consultor do Presidente da República para a Educação, entre 1996 e 1999, tem uma vasta obra científica e várias colaborações com universidades europeias e norte americanas.

Foi agraciado com diversos prémios e distinções, com destaque para a Ordem do Rio Branco, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, e a Grã-Cruz da ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República portuguesa, em 2005. Mais recentemente (2014) foi o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra, “pela sua notável carreira e trabalho desenvolvido na área da Educação”.

Ainda recentemente, desempenhou uma missão internacional da UNESCO junto do Governo brasileiro e foi Professor Visitante da Universidade de Brasília.

De regresso a Portugal, foi nomeado para dirigir a iniciativa Políticas Públicas, da Universidade de Lisboa, através da qual se pretende discutir “políticas eficazes e promotoras do desenvolvimento de Portugal”.

 

Atualizado no dia 21 de Março, acrescentando mais pormenores

Comentários

pub